quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Medo de Insetos?? Que nada, serei um entomólogo!

Besouros eram um divertimento! 

Antes de aprender andar, antes de falar... Papai já pegava os besouros e colocava em sua pequena mãozinha! 

Você ficava calmamente sentindo a textura, as patas pegajosas e grudentas, entre arranhando e segurando... Parece que analisando os movimentos, o peso, o formato daquele escaravelho que quase cobria sua mão inteira... 

O besouro subia pelo braço, agarrava na blusa, você tentava pegar com a outra mão ou levá-lo à boca! 

Várias vezes besouros foram sua alegria... 

Mosquitos na parede, sempre chamaram sua atenção... você ia com a palminha da mão para golpeá-los sem dó... e dizia: "Pá, pá!" cada vez que batia na parede...

Borboletas significavam que você sopraria em cima delas para ver suas asas moverem-se ou para força-las a alçarem voos... e você dava gritinhos... As vezes tentava agarrar as mariposas, mas papai não deixava porque suas asinhas são muito frágeis... 

Abelhas... papai tem 8 caixas de abelhas sem ferrão em casa (Jataí, Mandaçaia e Manduri) e você fica em frente às casinha falando bem certinho... abelha, abelha! E também encontramos um ninho em sua escolinha, e você quando vai ao parque fica procurando pelas abelinhas!!! E quando perguntamos: "- Quem faz o mel?" Você responde: "- Abelha", "- Quem faz o pólen?" "- Abelha", "- Quem faz a Geleia Real?" "- Abelha, abelha, abelha"!!

Mas o que você mais gostava e se interessava mesmo... era o tal do BICHO! Mas essa foi uma descoberta sua junto à mamãe! E ela ensinou BICHO para o que na verdade deveria ser ensinado como CENTOPÉIA... Mamãe morria de nojo e medo das centopeias, que realmente são muito fedorentas, e nos meses de setembro e outubro, aparecem em bando pela região... 

Elas são de uma crosta dura, carapacenta e quando pisamos nelas, fazem um barulho estalando como um plástico bolha estourando muitas bolinhas ao mesmo tempo... e soltam um líquido amarelo, uma gosma que mancha o chão e os tecidos... essa gosma que fede demais, um cheiro químico sintético, como um produto venenoso... Mas mamãe morre de agonia ao imaginar você pegando no bichinho!!!

Mamãe ensinou que só pode pegar o bicho com a vassoura e varrer para o ralo da varanda... então quando você sai para o quintal, fica procurando o tal do Bicho, e fica gritando, BICHO, BICHO, BICHO... sendo uma alegria danada quando encontra a tal da centopeia... corre para pegar a vassoura para varre-la desajeitadamente para o ralo...

Para facilitar as coisas, papai ensinou que dá para pegar o BICHO com sua pazinha de brinquedo, mas como você ainda não coordena bem seus movimentos, as vezes você esmaga algumas patinhas do bicho e fica aquele cheiro em sua pazinha... Mamãe dá pulos!

Tem vezes, quando você acorda chorando a noite... que papai vai te pegar lá no berço e te carrega no colo... e você só para de chorar se papai começa a falar BICHO, BICHO, BICHO... e então tenho que pegar a pazinha e dizer que vou pegar o bicho!!! E você já fica animado e curioso procurando onde estará o danado do bicho que papai ta falando!! Só assim para dar uma risada e parar de chorar...

Então tenho que fazer um desenho do bicho (e você adora) e rasgar o pedaço de papel que ele está desenhado, colocar o desenho na pazinha e deixar que você jogue o desenho do bicho no ralo...

Agora está entrando novembro e parece que as centopeias já terminaram seu ciclo sobre a terra e retornam para o fundo da terra, quando saímos para procurar centopeias no quintal ou na rua, já não encontramos muitas... talvez no próximo ano, você já esteja se interessando por algum outro inseto exótico!! (esqueci de falar que também gosta de sapos)

Beijos meu filho querido!! Papai te ama! 


  • Amamentação
  • o Sono
  • Dra Marcia e sua saúde...
  • Começando a ir para a creche
  • Sua festa de aniversario de um ano
  • Brincadeiras favoritas
  • Quando você nasceu! (visão do papai)

Deus quer, o homem sonha, a obra nasce - Conhecendo o Mar!!!

Você tinha apenas 5 meses, foi no feriado municipal de 15 de Julho...

Já que você é 50% descendente dos Campellos, então eu fazia muita questão de fazer o seu batismo salgado... levá-lo ao mar, já que também você nasceu no interior de um estado que não tem muita aptidão marítima...

Fui educado para saber que o mar é um amigo, que o mar é a abertura total dos horizontes, que fazem os homens sonharem, que faz-nos mais amplos e desejosos de ir adiante, para ver ou saber sempre o que há do outro lado! O Mar sem Fim como um sentimento profundo de Camões... o mar que une os continentes!

Sim, eu desejava muito mesmo, que depois do batismo na igreja (que confesso que aceitei apenas por respeito à tradição dos Vilczaks e DIerkas, e eu respeito as tradições que emanam dos sentimentos mais profundos do povo)... Bom, queria que depois de seu batismo na igreja, você também fizesse a cerimônia do batismo pagão na natureza mais nobre de nosso berçário comum, o oceano!

Então sem milongas filosóficas... fizemos as malas, em pleno inverno paranaense, ainda na época dos pinhões da serra e nos mandamos para Matinhos, você comportou-se muito bem durante os 280 km de viagem, e ainda paramos em Curitiba para pegar sua madrinha Andréia. Nos perdemos um pouco no caminho até acharmos um hotelzinho barato onde ficaríamos os próximos 4 dias...  

Marcamos também de encontrarmos com uma amiga de infância de sua mamãe (Tati) que nos encontrou já na praia... o fato é que neste dia estava ainda muito frio, e até choveu, mas ainda assim resolvemos dar uma passada na praia e pisar na areia... tiramos algumas fotos, e eu sozinho entrei no mar, só para salgar a carne mesmo e tirar as micoses.

No dia seguinte, fomos fazer um passeio mais longo, para Paranaguá e ver se conseguíamos ir até Ilha Bela... nos decepcionamos um pouco com Paranaguá... meio suja e feia... com apenas uma arquitetura de cidade histórica bonita e um recém inaugurado aquário gigante, que resolvemos visitar e foi bem legal. Você ainda era muito pequenino para curtir o passeio, mas até que deu boas risadas e ficava muito curioso olhando tudo tão diferente a sua volta. Infelizmente não conseguimos chegar em Ilha Bela e deixamos esse passeio para uma próxima vez.

Na segunda feira... animamos de ir para Guaratuba, atravessamos a balsa e você bem animado... e finalmente, no dia 14 de julho, eu e você, demos o primeiro mergulho no mar... A praia estava bem vazia e com muito vento, o mar rasinho e bem frio... e você meio receoso se agarrava em mim por causa do frio... e quando te coloquei na água, você se retorceu em meu colo e se grudou mais ainda em mim... a gente juntinho ficava mais quentinho! Então te mergulhei inteiro na água, a cabeça afundada junto com a minha... e ali estava feito seu batismo... seu coraçãozinho batia acelerado junto ao meu que estava feliz.

Para mim foi um momento grandioso e importante, pois se sua mãe fez tanto esforço para trazer-te à terra no parto, era agora o meu dever de lançar-te ao mar, que é meu pai, ou nosso avô comum! 

Sua mãe gritava da areia, agitada e nervosa, ela não percebia a importância e o significado daquele momento tão especial que eu curtia tanto... Durou bem pouco tempo, pois estava mesmo frio... mas em poucos segundos você já foi se relaxando e quando as ondas vinham, a gente as atravessava bem tranquilos... Quanta honra poder-te apresentar ao mundo! 

Naquele instante acreditei que teríamos muitos prazeres de descobertas juntos, para mim também era uma nova aventura... 

Meu serviço e meu propósito para essa viagem, estava cumprido... o restante eram apenas passeios amenos e rotineiros... que fizemos com muitas risadas e muito gosto... 

Foi sua primeira viagem mais longa e serviu como um teste para a gente saber como seria nosso comportamento enquanto família fora de casa... e passamos no teste, porque deu tudo muito certo mesmo, sem maiores problemas e com muito prazer.

No retorno para Irati, ainda deu para parar em Antonina e almoçarmos um tanto, demos uma volta pela bela paisagem central, ao longo do rio que corta a cidade e eu te carregando no canguru o tempo todo!

Chegamos em casa um tanto quanto cansados, mas também muito felizes!!! Bem vindo ao mar meu filhão... o mundo é mito grande e a vida muito pequena para ficarmos parados... Nossas pernas são ligeiras e não podemos perder tempo com besteiras que nos aprisionam!

Te amo muito, obrigado sempre pela companhia!

"Deus quer, o homem sonha, a obra nasce.  
Deus quis que a terra fosse toda uma,  
Que o mar unisse, já não separasse.  
Sagrou-te, e foste desvendando a espuma, 

E a orla branca foi de ilha em continente,  
Clareou, correndo, até ao fim do mundo,  
E viu-se a terra inteira, de repente,  
Surgir, redonda, do azul profundo."





terça-feira, 27 de outubro de 2015

Leite de Soja não mais!

Quando você fez uns 8 meses, começamos a dar o super mingau sempre com leite de cabra, que é o mais parecido com o leite materno... e nunca nos preocupamos com a tal da lactose... por isso, te acostumamos com iogurtes, queijos magros entre outros.

Depois de uns tempos, fomos percebendo que você começou a desenvolver uma tosse constante, principalmente noturnas... e pensávamos que fosse alguma alergia, ou por causa da umidade, ou mesmo algum resfriadinho!

Essa tosse foi se prolongando por alguns meses... e começamos a ficar realmente preocupados... fomos na Dra. Márcia e ela sugeriu que fizéssemos um teste, de parar com o leite e qualquer tipo de lactose... A gente também comentou de umas feridinhas na base da orelha, como se estivesse rachando, e ela disse que era um dos sintomas mais claros da intolerância à lactose!

Paramos com a lactose e começamos com o leite de soja no mingau (Jasmim, marca orgânica), fizemos um teste por 3 semanas e realmente você parou com as tosses e a ferida na orelha foi melhorando... talvez seja um grau pequeno de intolerância... Quando voltávamos com alguma coisa de lactose, pequenas doses mesmo, você ia reagindo bem, então aumentávamos a dose, ai você já tinha um pouco de febre... mas estamos percebendo que com o tempo você está tolerando mais... e você gosta muito de requeijão e iogurte principalmente.

O fato é que um dia, sua mamãe veio com um vídeo de um Dr. que dizia que o leite de soja não pode ser dado para crianças, pois apresenta níveis muito altos de isoflavona, um hormônio feminino que faz as meninas amadurecerem mais rápido e que deixa os meninos mais afeminados, ou ainda que faz o pinto ficar pequeno!

(Agora só para dar uma descontraída, lembrei de um caso do Diego seu amigão que tem 5 anos, seu primo filho do Nego: ele estava vendo a gente trocar sua fralda e muito ingenuamente disse meio indignado: - "O pinto do Benício é maior que o meu... o meu pintinho é pequenininho! A gente deu risada da inocência dele...)

Mas então ficamos bem preocupados e fomos estudar sobre o assunto... e realmente faz sentido... a soja contém uma carga alta de isoflavona, e muitos médicos e nutricionistas realmente estão associando diversas alterações hormonais em crianças devido ao seu uso exagerado... então imediatamente paramos com o leite de soja e agora estamos fazendo leite de coco natural que papai faz em casa e estamos dando um leite em pó com a enzima lactase... 

Espero mesmo que no futuro você já não tenha esse grau de intolerância, para podermos passear na Itália e comermos uma legítima pizza Marguerita!!! Esse é um dos nossos planos para um futuro breve!!!

Beijos meu filhão!! Papai te ama!!!  



O Pai Mais Feliz do Mundo



Hoje é o dia do filho, essa verdade que sinto!
Dia do filho fazer-me sentir herói!
Não dos que lançam raios ou de capas coloridas,
Herói dia-a-dia, que dá a mão quando cai,
Explicando o mundo como se eu o houvera feito!

Dia de saber que o menino, espera de mim, o melhor!
Sendo esse o meu dever... darei além do incrível!
Saber que o pequeno segue os exemplos que dou:
Amar a mulher sua mãe, alimentar o cão, ser gentil, meditar...
Em cada palavra dita, há símbolos de quem eu sou,
As marcas de minha mão, o peso do meu amor!

Dia desse menino fazer o pai refletir
Sobre cada detalhe, palavra, momento...
O flagro fazendo o mesmo que ontem eu fiz, 
Exemplo maior que lhe dou, talvez seja ser feliz!

A direção apontada pelos caminhos marcados, 
Qualquer explicação de foguetes, amor, dinossauros...
Confiará plenamente e em tudo, mesmo que algum doutor diga o contrário,
Ele dirá que o doutor está simplesmente errado!

A coragem desse meu filho, a ousadia, o desembaraço,  
Vem de saber que pode lançar-se tranquilo ao espaço,
Sabendo que lá em baixo, sendo sustento, estarão dois braços,
Um homem inteiro sendo seu calço!

Hoje, o rapazote faceiro, de brilhos nos olhos, pedindo por colo
Nem imagina que chego cansado ao final do dia,
Espera sempre a palavra suave e amiga. 
Eu busco a última força, reservada para meu filho,
A gota de tempo, para sede tão pequenina...
Basta um embalo, fazer-se palhaço, dançar bem maluco,
Deitar-me de bruços sendo cavalo, gargalhar aos soluços!
E logo cansa o menino, adormece sorrindo e cansado...

Hoje é meu dia, do pai agradecer ao filho, 
por fazer-me ser o pai mais feliz do mundo! 

Meu coração agradece! Muito obrigado!






PS: Dedicado a você, meu pequenino Benício que hoje, nas vésperas do dia dos pais, tem apenas 1,5 anos e uma eternidade pela frente para ser sempre o meu melhor AMIGO! 

Sei que um dia, nada disso será tão verdadeiro, pois há a rebeldia natural do jovem, o tempo de seguir seus próprios passos, cometer os erros, desafiar limites, criar seus próprios planetas... O caderno rasgado e esquecido... Mas depois dessa folia... ainda estarão os dois braços, o homem e um coração inteiro, aguardando por seu abraço! 

Não quero presente, de verdade mesmo, somente o seu sorriso e sua alegria... Assim como de sua mamãe sempre tão linda! Beijos meu filho! 


Poesia para Benício (LINK ORIGINAL)

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

O seu mingau super poderoso!

Aveia, coco ralado, amaranto, chia, quinoa, linhaça, farinha de arroz, araruta, pólen, geléia real, açúcar mascavo, banana, uva passa, flocos de milho, leite de soja... 

Ops! Leite de soja paramos porque essa será um outro causo (do pinto pequeno)...

Tudo tentando ser orgânico... 

Porque?? Para você ficar bem forte e saudável... nada de sustagem, leite NAN, ou produtos artificiais demais...

E porque a pediatra (Dra. Márcia) homeopática e naturalista... suspeita de sua intolerância à lactose... Não sabemos exatamente se é intolerância... porque no momento presente é uma certa doença da moda... e devem ter outros milhares de fatores associados a isso... mas suas reações são realmente bem sintomáticas... Ela também suspeitava do glúten, mas a princípio achamos que, caso seja a intolerância, é um grau leve, passível de melhoria com o tempo. 

Bom, voltando ao seu mingau... pensamos que uma super dieta pela manhã seja de fundamental importância... e fazê-lo é uma tarefa, basicamente do papai... que acorda cedo... e já vai preparar o café e seu pratão...

Logo que você começou a comer, já iniciamos com o mingauzinho, que você devorava sem limites... a gente tinha que parar de dar porque realmente não havia fim na barriguinha... 

Com o tempo você foi maneirando na deglutição e começou a comer normalmente... e toda manhã é a mesma coisa... senta na cadeirinha e já espera ser alimentado com toda essa carga de proteínas e vitaminas saudáveis...

Claro que há variações na receita do mingau, nem sempre levam todos os ingredientes, e as vezes acrescentamos outras cositas... como bolo de banana amassado, granola, maçã...

Espero que no futuro você desenvolva um gosto por esses cardápios... hoje em dia, fazemos muito esforço para que você seja cada vez mais saudável para todo o seu futuro... 

Com o passar do tempo, você tem desejado outros complementos ao mingau, principalmente pão e bolachas... e tem que ter requeijão... 

Mesmo que sua intolerância seja diagnosticada, a gente não parou 100% com a lactose, damos alguns pedacinhos de queijo, requeijão de leve no pão, iogurte natural, com a esperança que um dia você comece a produzir a enzima lactase... 

Segue um vídeo abaixo que retrata um pouco de seu apetite...  



  

A fase das panelas... Xáy-Yei-Yáh!!

Meu querido filho, queria contar um pouco de uma fase recente, que parece já ter acabado, ou que está em seu finalzinho...

Uma fase que deve ter durado pelo menos uns 6 meses: PANELAS...

Começou com sua fase de caminhar... assim que descobriu o armário da cozinha...

E enfim, descobriu as panelas de pressão... e chegamos a uma hipótese do porquê voce gostar tanto de panela: São grandes, fazem barulho e abrem e fecham, hipótese da mamãe que eu concordo, mas acrescento o fato de que as crianças em geral, também gostam de fazer o que os pais fazem, reproduzindo as atividades... e você está sempre acompanhando mamãe e papai cozinhando! E era sempre um assalto ao armário das panelas e já nem queria saber de brinquedo nenhum, contanto que tivessem as panelas barulhentas ao seu redor... Imaginamos que seu futuro seria ser um grande Mestre Cuca de Cozinha..

Pouco antes de voce ompletar um ano que quando papai ou mamãe precisava usar a panela de pressão para cozinhar alguma coisa, tinha que levar você para fora de casa, para passear pra voce nao ouvir o barulho da panela de pressão porque ja queria, ai era aquela choradeira! 

Uma vez, fomos a uma loja de departamentos e passamos na seção de brinquedos, e você avistou um desses joguinhos de panelas de brinquedo, e então abriu um berreiro porque queria as panelas...  Compramos, com a intenção de que você deixasse as panelas de verdade em paz. Ilusão, você queria sempre as de brinquedo e as de verdade também...

Depois veio a fase dos utensílios de café... a Chaleira, bule, filtro de café e alguma coisa que servisse de copo... você fingia que fazia café e ia servir para mamãe e papai, de preferência o copo azul e maior para o papai e o menor e vermelho para a mamãe!

Você chegava em casa, e a plenos pulmões já gritava do portão: Xáy-Yei-Yáh!! Acho que foi a primeira palavra de três sílabas que você falou... (significado: Chaleira)...

Até dormindo você cochichava baixinho, sussurrando... "Xáy-Yei-Yáh... Xáy-Yei-Yáh..." E a gente ria baixinho! 

Bue (Bule)
Fito (Filtro)
Taté (Café)

Uma vantagem, é que sempre que vamos visitar alguém, sempre tem um jogo de panelas que você acaba pegando e se distraindo... fingindo cozinhar alguma coisa...

Incentivamos ao máximo essa sua vontade, até porque nessa mesma fase sua, eu e mamãe estávamos muito animados com o programa Reality Show do Master Chef...  mas acho que com o tempo, tá passando... Fases meu guri, fases... 

Fico por aqui para voltar com mais histórias em breve! 





Noites de Bolacha!

Já tem algum tempo que você começou a criar algumas manias esquisitas, mas como já aprendemos, são sempre fases!

Agora, quando a gente te diz que NÃO pode fazer alguma coisa, você começa a pedir água... mas você fala de um jeito bem engraçado e desesperado, parece que tá morrendo de sede no meio do deserto do Saara: - Ába, ába, ába, ába!!! Que significa água! Uma maneira de distrair a atenção do que inicialmente a gente tinha dito para não fazer! 

Então nas noites, quando você acorda, e mamãe fala que não é para mamar, você já começa a pedir água, água, água... talvez tenha vindo daí essa sua mania nova!

Outra coisa que você começou a pedir durante as madrugadas, é Bolacha...: - Bou-áh-uá, bou-áh-uá, bou-áh-uá!!! Uma bolachinha de gergelim que você adora!!! 

E então começamos a dar umas bolachas a noite, durante a madrugada... só que isso virou uma mania tua... então começa a comer bolacha deitado, tomando água ou chá, as tres da manhã! E enche a cama de migalha e fica de olho fechado comendo essas bolachas que não tem fim...

Uma hora dessas temos que filmar porque é bem engraçado...

Mamãe disse que você puxou o seu avô Carlos, que costuma assaltar a geladeira nas madrugadas... 

Cuidado hein Benício, espero que quando voce estiver lendo isso, essa mania de glutão madrugador, já tenha passado!




quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Tatuagem dos Campello

Tatuagem dos Campello

Olá meu filhão! Há muito tempo que eu queria ter essa notícia... a sua Vovó e sua Tia Alice, fizeram a tatuagem dos Campello na semana passada!!

Eu fiquei muito feliz mesmo, porque a parte de sua família Campello é sempre muito cigana e viajadora, então estamos sempre distantes. Uma forma que achamos para diminuir essa distância toda, foi a tatuagem que nos marcaria o rumo e a união.

Era no ano de 1996 ou 97, todos os seus tios estavam de férias na praia do Rio de Janeiro, junto da matriarca Denise (sua avó) e cada filho estava com planos de ir para longe, eu estava morando em Lavras, na faculdade UFLA, Ju estava na Rural do Rio, Ciça na UFRJ... Alice ainda no segundo grau, mas se preparando para seus desafios...

Enfim, decidimos que iriamos todos fazermos uma mesma tatuagem, num mesmo local do corpo para podermos sempre termos nossas marcas e lembranças da família.

Fomos rabiscando os desenhos na areia, até que saiu nosso tribal tão conhecido.

O fato é que somente no ano 2001 quando parei meus trabalhos como Coord. Nacional da FEAB, para descansar no carnaval, eu, que tinha o desenho guardado na carteira, depois de me perder sozinho nas trilhas da Chapada Diamantina no sertão baiano e caminhar de Capão até Lençóis, decidi que era chagada a hora de marcar meu corpo juvenil para sempre com a marca Campelliana.

Depois disso, eu sempre contava histórias que essa era uma tatuagem ancestral da família (e é mesmo), e sempre dizia que todos, quando chegasse o momento, fazem a tatoo... no entanto, ninguém ainda havia feito... mas as promessas sempre eram refeitas e relembradas... Alice sempre dizia que iria fazer, assim como sua avó...

Mas somente na semana passada, depois de mais de 18 anos de espera... Alice e Vovó marcaram também seus corpos... Assim como espero mesmo, e desejo do fundo do coração, que você, meu filhão, também venha a tomar essa decisão, num belo dia de sua jornada! Assim como seus filhos e os filhos de seus filhos... Antes de você, espero que sua mamãe, também tenha essa vontade um dia... ela não entende muito a importância disso, mas creio que um dia ela virá para nosso mundo!

O desenho, logicamente você já conhece... Desde suas primeiras falas e entendimentos, você já fica apontando para meu tornozelo e falando tatu... e ai eu pego uma canetinha e faço o mesmo desenho em seu tornozelinho... e você já fica muito feliz... eu também!!

O fato é que a promessa ta sendo cumprida, em seu tempo, em nossas memorias e em nosso futuro!

Espero que você venha a fazer parte e somar-se ao nosso pequeno Clã!


Beijos de muitas alegrias de seu papai! Te amo!




sábado, 17 de outubro de 2015

Casa da Baba

Um dos lugares que voce mais gosta de ir, desde que nasceu, é a casa da Baba!

Um dia, quando voce ja entendia bem as palavrinhas, a gente acordou e disse que íamos na CASA DA BABA!!! E a gente se animava pulando e dizendo bem alto, Casa da Baba, Casa da Baba... 

Então voce bem animadão tambem, foi correndo no armário, pegou a caixa de ovos, saiu pela porta e ficou em pezinho no portão esperando a gente ir para o carro... porque voce já sabia todo o procedimento...

La na casa da Baba tem galinheiro, que voce adora ir buscar ovos caipiras... e a sua Baba querida, sempre te leva para tirar ovos ainda sujos e quentinhos do ninho, e voce pega esses ovos e diz com a boca cheia: - Ovvvvo, ovvvvvo!! Enche as bochechas de ar e quase explode quando diz em voz muito alta... Ovvvvvo, ovvvvvo!!!!! 



A gente costuma ir na casa da Baba de quinze em quinze dias... fica a 45 km daqui de nossa casa, sendo um sítio no interior, na Linha Dezembro, que espero, que quando voce cresca, e quando tenha seus filhos.., essa propriedade ainda esteja sob domínio da família dos Vilczak... porque é um lugar muito especial, onde sua mamae nasceu e passou toda a infancia também!

Quando a gente sai de casa, voce ja fica animado quando sabe que estamos indo para a casa da baba, e faz a viagem inteira sem dar trabalho nenhum... (quando voce era menorzinho, menos de 1 ano, até dava algum trabalho, mas hoje vai bem animadão e feliz...), e quando entramos na estradinha de terra, ai voce já passa para o colinho da mamae e já sabe que estamos chegando na casa da Baba, que voce reconhece de longe, logo depois de passar a igrejinha, fazemos a curva a direita e já aponta a casinha cinza la embaixo... 

Lá voce encontra o Vovô (que não gosta de ser chamado de Dido) e sempre que voce o encontra, voce já diz tres palavrinhas na sequencia... Vovô - Água, àgua - Peixe, peixe... Isso porque seu Vovozinho, sempre te leva para o tanque de peixes para jogar pedrinhas na água e para pescar peixes... mas quando o peixe sai da água, voce ainda fica com medo de pegar o peixe, mas anima ficar pertinho e passar um pauzinho no peixe...

E tambem gosta muito de ir ver os porcos, as galinhas soltas e as plantas todas... bricar no gramado e pisar no alagado... lá voce vira um piazinho dos mato, que nos deixa muito feliz em saber dessa atividade tão saudável para o desenvolvimento...

Lá tambem tem seus primos Diego e Débora, que voce adora demais... quando voce os encontra, fica balançando a cabeça e querendo mostrar tudo para eles... dança, pula, mostra os brinquedos, abraços, beijos e correria... Eles são mais velhos que você, mas naquelas horas, parece que estão todos numa mesma realidade de fantasia...

Lá também tem o Padrinho e a Madrinha, que moram bem pertinho e cuidam das vacas que voce adora ir dar leitinho para os bezerros... Eles sempre fazem churrasco para nos receberem, e voce adora comer carne!

A casa da Baba é uma alegria, lá todos cuidam de você, vai pulando de colo em colo, vai brincando com tudo e todos... e papai e mamae conseguem descansar um pouquinho...

Como moramos meio isolados do restante da família, sempre é papai e mamae, cuidando do Benicinho, então tambem gostamos muito de ir para a casa da Baba, porque lá a gente tambem aproveita muito o carinho do conjunto da família!!!

Meu querido filho, saiba que essa estrutura familiar toda, ira sempre ser uma grande plataforma de apoio psicologico e de forças coletivas de carinho e de muito amor... esperamos que voce carregue essas boas energias e vibrações para todo o seu futuro, e se algum dia, faltar alguma força para concretizar seus sonhos e projetos, lembre-se que suas raízes estão muito bem forjadas, e que você, tem atrás de sí, uma história, uma família e um grande grupo de pessoas desejando sempre tudo de bom para voce!!!

Tendo certeza que todos te amam muito... um beijo com muito carinho!





Tomar cuidado com o que escrevo...

Quem vai ler, ou quando lerão isso??

São perguntas que me faço...

Comecei a aventura, não sei se acabará, onde ou como.

Tenho mesmo que ter cuidado... 

Imaginei agora, voce lendo o causo do russo... onde eu escrevi que não tinha disciplina para aprender o idioma... 

Já bateu a paranóia... _ Ixi, e se Benício for ler isso e depois for um jovem respondão que vai ficar dizendo: - Viu pai!!!?? Voce mesmo dizia que não tinha disciplina...

Meu Deus, então ta ficando muito arriscado escrever tudo... tenho que ter muito cuidado com a maneira que voce interpretará cada palavra... pisando em ovos...

Mas logo acima... já vem dois exemplos do cuidado que tenho que ter... pois voce pode pensar que eu, usando a palavra paranóia, posso ser então um paranóico!!! Ou usando  a palavra Deus... que eu seja desses fanáticos... 

Ixi Maria, que grande confusão... Melhor parar tudo então!!!! Pois seria mais problema que alegria...

Imagina então se algum criminoso virtual queria usar dos detalhes e das informaçoes aqui contidas para fazer alguma maldade?? Imagina entao o tal do bullyng na escola quando forem ler cada coisa que escreveremos aqui... 

Ou entao imagina meus netos, seus filhos... lendo as peripécias do papai, vao pensar que podem fazer as mesmas coisas... 

Ou então Freud me gritando nos ouvidos que esse tal de diário de pai para filho seria uma maneira de manipulação da personalidade futura do menino... 

Ou então... ou então... outros mil entãos...

O fato, meu querido filho, é que na verdade, eu não posso me ocupar com esses detalhes... com essas miudezas... Porque me baseio no princípio maior do amor... tendo a ser otimista e cuidadoso para saber que as boas intenções são bem vindas... e o risco é menor que o prazer que proporciona para mim e creio que para voce nesse futuro...

Basta a gente levar sempre no riso... e talvez manter um maior sigilo do conteúdo aqui desenvolvido...

Melhor então, continuar com esses escritos... vamos ver o que vai dar... acredito mesmo, na pureza das sementes, nos frutos bem semeados e com zelo para o sabor bem doce...

Confio no caráter que trazemos... eu e toda sua famíia... Na sinceridade do momento e na verdade dos sentimentos... Nas verdades primeiras como dizia nosso Sub Comandante Marcos...

Agora voce está aqui ao meu lado... mamando no colinho da mamãe.. que sorri e brinca com você, que retribui o sorriso... 

Então paro e penso... vale a pena sim, claro que vale... daqui a alguns anos... daremos mesmo muitas risadas, pequenas lágrimas soluçadas... e muita, muita cumplicidade! De pai para filho, de amigo para amigo!!!! 

Te amo, te amo...

De seu papai, muito feliz!!!!


Aprendendo Russo...

Ola meu macaquinho! 

Hoje eu queria te contar de nossas aprendizagens de idiomas...

Sua mamae, é descendente de Ucranianos, de uma cidade que voce já conhece, chamada Prudentópolis - PR, onde mais de 90% são descendentes de Ucraínos e Poloneses... Dai vem o seu sobrenome Vilczak - Dierka.

Foram imigrantes que chegaram ao Brasil a menos de 100 anos, ou seja, sua bisavó ou tataravó, provavelmente eram Ucraínos. Infelizmente, muitos desses, já trocaram integralmente o idioma pelo portugues, sendo que a realidade é que muitos jovens e adultos não sabem mais a lingua da Pátria Mãe... 

Quando eu me dei conta dessa realidade, fiquei muito triste, em perceber que os descendentes dos ucranianos tem vergonha de sua cultura original, de seu idioma e de suas histórias de pobreza e dificuldades vencidas. 

Dessa maneira eu decidi aprender ucraniano, e tentar resgatar isso na parte da família de sua mamae... mas perceba que aqui em Irati é bem complicado ter acesso a esses cursos, e a realidade é que ando meio sem tempo e sem disciplina em meus horários para assumir compromisso com cursos virtuais, então resolvi aprender por internet... 

Mas ainda assim é bem complicado ter acesso aos cursos virtuais de Ucraniano e também tem que pagar pelo acesso, e eu não teria certeza se iria me dedicar aos estudos... 

Enfim... resolvi aprender RUSSO, porque é um idioma muito similar ao ucraniano e tambem tem mais facilidade de apostilas virtuais... E depois aprender ucraniano ficaria bem mais fácil...

O fato é que uma de minhas técnicas desenvolvidas para juntar tudo numa coisa só era baixar uns videozinhos de desenhos em russo ou ucraniano para colocar na TV para voce assistir, dessa maneira a gente iria:
a-) aprender brincando e juntos
b-) como eu nao tenho tempo, nem disciplina, a gente assistiria a qualquer hora do dia ou da noite
c-) voce aprenderia junto comigo
d-) lentamente iriamos assimilando as palavrinhas básicas e também incentivaríamos sua mamae a ir aprendendo
e-) importante também para irmos assimilando e acostumando com a sonoridade e ritmo do idioma...
Bom, esses são os objetivos dessa técnica intuitiva... que ai no futuro nao sei se resultarão em alguma coisa... mas que quando a gente for ler isso junto, ja teremos uma resposta da funcionalidade dessa técnica... mas o que importa é que se não funcionar em nada, pelo menos a gente se divertiria junto, não perderíamos nada... 

Baixei um monte de videos em russo e em ucraniano... os que voce mais gosta, sao:
  • Tpo tpo (Trótro) que a gente diz Drodró
  • Tiny Love (Развивающий мультфильм)
  • Маша и Медведь (Macha e o Urso), esse eu que gosto, você não da muita bola!
  • Dos gatinhos (que não sei o nome)
  • Xotoboló, xoboló (Чарівний Горох)
  • Skulka MIcha (Сколько мишек - Quantos ursinhos)
Na verdade você até tem aprendido algumas coisinhas, xiriparra, skulka michac, babuska, triogunic, krujoc, krasni, priviet, xotobolo, e ainda outras mais...

Eu tambem acabei animando e to aprendendo devgarzinho o alfabeto cirilico, mas confesso a dificuldade!! 

Voce nasceu e já trouxe mais esse ânimo para o papai... torço de verdade para que eu aprenda esse idioma e essa cultura, que resgatemos essa raíz que você já traz em seu sangue)...

Nossa ideia é incentiva-lo a aprender as danças ucranianas dos grupos de jovens aqui da região, como Ivan Kupalo, Iasni Zorii ou mesmo o grande Vesselka...

Mas sem pressão ou obrigação, sem cobranças nenhuma meu piolinho... so para a gente se divertir mesmo... sempre com alegria e entusiasmo!!!

Um beijão e até o futuro sempre!!!


PS: Ahhh, já ia esquecendo de dizer... que quando falamos dessa ideia para outras pessoas, outros pais, outros descendentes de ucranianos... eles ficam muuuito felizes com a iniciativa, e parece que brilham os olhos imaginando que realmente pode vir a funcionar para ajudar no resgate da lindissima cultura ucraniana!!





Primeira festa a Fantasia

Ontem foi sua festinha a fantasia... a primeira!
Eu e mamae, ficamos pensando durante uns 15 dias em que fantasia iriamos fazer... Pensamos, pensamos e talvez o mais fácil fosse sair e comprar uma nas lojas mesmo, dessas tradicionais, do superman, homem aranha... mas essas são personagens que você nunca nem ouviu falar ainda... 
O pior é que todas as personagens que voce gosta, são meio complicadas de conseguir uma fantasia... 
Então apostamos no - faça voce mesmo - Compramos as tintas, a camiseta branca e pensamos em fazer o Tro tro, um burrinho que apronta travessuras com seus amiguinhos Lili e Zoe... mas que a gente insiste em chamar de Drodró. Voce adora esse desenho que papai coloca para voce ir aprendendo ou se familiiarizando devagarzinho com o idioma russo (fazendo a camisa descobri que a origem do Dródró é francesa, e que os desenhos que voce assistia em Russo, eram apenas dublados). Lembrando que mamae preferia a opção numero 01, já que ela afirmava que não tinha habilidades para fazer o que estávemos planejando. 
Durante 03 noites seguidas, chegava do trabalho, fazia as tarefas de casa e de cuidar de voce e depois partia para as pinturas... Acho que o resultado ficou bacana.. eu gostei muito e fiquei muito orgulhoso de ter feito uma coisa que voce adoraria...
E foi verdade mesmo, voce adorou a camisa... ficava dando gritinhos: - Drodró!! Lili, mamae do Drodró, papai do Drodró!
Arrumamos uma orelha de cartolina e ainda escrevemos em russo - FANTASIA É O DRODRO - e ainda fomos tentar fazer a tal da pintura facial... mas quem disse que voce deixava... mamae pegava a tinta facial e dizia que era protetor solar, para voce ficar quietinho, mas quando voce descobriu que era tinta, ficou bem agitado e nao parou mais quieto... 
Mame foi lambuzando sua cara e ficava bem engraçado, manchado de cinza brilhante, com aquelas orelhas enormes que parecia um bispo ortodoxo (ainda tinham palavras escritas em russo no alfabeto cirílico) e cada vez que passava a mão na cara, manchava mais ainda a cara, as maozinhas e limpava na camiseta que papai pintou com tanto trabalho!!! 
E ainda pensamos: - Nossa, que fiasco! Só a gente mesmo para fazer essa lambança, e ainda fantasiar o menino de burro!!!! 
Paciência, pensamos... o que importa é sua felicidade e alegria e a nossa bela intenção... E demos risadas de nos mesmos!!!
Coloquei voce no carro e te levei ate a escolinha...
E qual não foi a minha surpresa ao descobrir que a festinha seria smente na  parte da tarde... e voce era o unico fantasiado... todo manchado de cinza e com as enormes orelhas de chapéu de bispo... 
As professoras acharam um barato, e eu dava risada por dentro, que pai tão desastrado!!! 
E o pior é que é a segunda vez que aprontamos uma dessas... porque na festa junina, voce tambem foi o unico fantasiado de caipira... com a cara cheia de carvão, monecelha, barba  e bigode, e os outros aluninhos lá todos limpinhos...
Te deixei na escola e sai dando risada de alegria, de saber que voce está sendo o mais original de todos... 
Quando fui te buscar, já no final da tarde, voce estava muito feliz e faceiro... com sua camisa do Drodró e as outras crianças com as fantasias tradicionais de heróis que elas ainda não conhecem... 
Ai está a foto para ficar registrado, beijos meu filhão!!! Na próxima festa a fantasia, prometo que farei uma mais legal e acertaremos o horario da festa!!!! 
Papai te ama muito!