quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Reflexão - Esqueci meus Pais!

Fazendo esse blogue, comecei a refletir um pouco sobre os motivos do mesmo!

Acho que eu esqueci meus pais em algum lugar bem distante da memória...

Meus dois pais... Dedé e Cid (Genitor e Padrasto - Gen&Pad)

Realmente não tenho muitas lembranças deles, não acho que foram muito presentes, porque me lembro bem de muitos fatos de minha infância e da onipresença gigante de minha Mãe, mas realmente, esqueci de meus pais.

Do Genitor não guardo, definitivamente, nenhuma lembrança da primeira infância, quando vejo algumas fotos velhas, me recordo das histórias que mamãe contava, mas não lembro de nada mais... Um dos motivos principais é que minha mãe divorciou-se quando eu ainda tinha dois anos e outro é que ele nunca nos procurou depois disso, a não ser em esporádicas visitas que só me chegam à memória depois de meus 11 anos de idade. 

Do Padrasto, guardo ainda, algumas lembranças... a maioria é rotineira e sem graça, meio grosseiras, mas não vou crucificar nada... Ele era esforçado, trabalhava muito, sempre explorado pelo patrão, assumiu uma esposa já com três filhos, bancou tudo... A boa lembrança que eu tenho dele é da responsabilidade, da seriedade, do trabalho e do compromisso estrutural e financeiro, como simples provedor... 

Lembranças de afeto e carinho, são realmente bem poucas, raras, escassas, esparsas, distantes!

Os dois ainda estão vivos, mas não mantemos nenhum contato, nada... Nenhum ainda conhece o Benício, Não perguntam, não saúdam, não se interessam! Não enviam feliz natal, nem aniversário, NADA! De minha parte, recebem o que semearam, tento não ser seco nem rancoroso, apenas não posso alimentar o que não deseja comer!

Parece que morreram a algumas décadas, realmente enterrados pela pedra da lonjura! 

Poderia ser uma história triste, e talvez seja mesmo, mas acho que Benício não sente falta nenhuma, e eu, creio que já superei tentando ser muuuuuito melhor pai do que os que tive, tentando chegar aos pés de minha mãe! 

Penso, que se eu fosse eles (Gen&Pad) eu estaria triste por não poder aproveitar todo o tesouro do que é ter filhos... e ainda mais o de ter netos, e lamentaria muito mesmo, o fato de meu filho ter me esquecido quase que completamente!  

Esse blogue me fez refletir, que eu escrevo para meus filhos, como uma maneira de não ser esquecido, para que eles realmente saibam que tiveram um pai... Para caso o Alzheimer um dia me pegue, ou mesmo para o caso de morte, doença ou separação! Para que os dois saibam, escrito com todas as letras, todos os pequenos causos, todos os carinhos!!!! 

- MEUS FILHOS, Vocês tiveram um PAI! 

Claro que cheio de defeitos, cheio de limites, cheio de dificuldades, mas nunca com distancias, nunca com frieza... talvez com erros por excessos de amor e cuidados, mimos... mas nunca por falta de tempo ou de querer estar junto!!!

Leiam isso meus filhos, leiam e sintam o meu grande amor e carinho, que sempre existiu e sempre existirá!!

Esse blogue é uma maneira de não ser esquecido e não morrer em suas memórias, talvez para superar um pouco meu trauma de ter meus perdido ou de nunca ter tido meu Gen&Pad.

Sei que esse texto não é um texto engraçado ou casuístico, mas eu precisava refletir um pouco e dasabafar com vocês dois!!! 

Beijos e abraços muito apertados de SEU PAI! Não me esqueçam!





Ceci, Peri e as crianças pobrinhas!

Nessa onda de natal e de presentes, ficamos com certo receio de uma onda consumista e capitalista no Benício. 

Eu cometi alguns erros de excesso de presentes, me empolguei de verdade, entupi Benício de brinquedos... ele nem sabia mais o que desejava!!! Putz, depois que tava tudo empacotado em cima do armário, fui fazer as contas e vi que exagerei!!!

Cuidado papai! Cuidado! Mas enfim, vou tentar me controlar de verdade, maneirar nos próximos eventos como aniversário, dia das crianças... enfim!

Os efeitos ainda estão sendo estudados por mim e Adriana, mas já percebo que Benício não fica tão empolgado quando abre um pacote, e se num pacote vem o Thor, o Lanterna Verde, o Homem Aranha e o Superman, ele pergunta: Porque o Papai Noel não trouxe o Batman!???

Não é culpa dele, obviamente... até porque ele ganhou um homeme aranha repetido do padrinho e perguntou: Porque o Papai Noel trouxe DOIS Homens-Aranhas???

Para amenizar os efeitos do consumismo, contei a história de um quadro que temos aqui na parede de casa (Vou anexar uma foto, mas para quem conhece é o dos dois meninos pretinhos, um tocando flauta e outro um pandeiro com uma lua imensa atrás deles - FOTO) e batizei os meninos de Ceci e Peri, que eram meninos muito pobrinhos que não tinham papai, nem mamãe, nem casa, nem comida, nem roupas, e que não iriam ganhar presentes de natal porque preferiam ganhar comida! Benício se emocionou muito e ficava interrompendo a história, contando à sua maneira: - Ai, apareceu o Benícioe  deu comida para as crianças pobrinhas... Ai apareceu o Benício e deu uma roupa para o Ceci e para o Peri!!! E ficava dizendo que o Ceci e Peri poderiam vir morar aqui na nossa casa e comer nossa comida!

Agora ele junta as moedas no cofrinho e diz que vai comprar um monte de brinquedo para as crianças pobrinhas! Que bom, fiquei bem feliz que ele se sensibilizou!

Bom, os presentes do Natal já estavam comprados, e não tive como me desfazer deles... mas a cada presente que Benício ganha, agora ele pergunta: 

- Porque que eu ganho tanto presente??
- Papai, pode falar para o Papai Noel que eu não preciso mais ganhar presentes!!!!

Que amor de criança!! Agora é ensinar a valorizar e cuidar do que tem e quando ele for maior, e os brinquedos já iverem ser aproveitados por Pedrinho, vamos fazer uma doação, com certeza ele vai ficar bem feliz com isso!!!!

Como anda a Gravidez (6 meses)

Ja fizemos todos os exames, Pedrinho está chegando bem espoleta! 

Se mexe bastante dentro da barriga, e que grande barrigão já está na Mamãe!

Estamos sempre bem felizes com a chegada! 

Já pintamos o quarto, mais um guarda roupa, uma cama de solteiro para Benício, para termos mais espaço no quarto dos dois!

Já fizemos as obras que a casa precisava para receber nosso pequeno novo menino!

Ontem comprei um climatizador de ar para refrescar a Mamãe nos últimos meses de gravidez e amenizar também a temperatura do verão quando Pedro nascer e para esquentar no grande inverno em seus primeiros meses de vida!

Esta tudo super OK!

Estamos bem tranquilos e receptivos... 

Quase mudei o nome do Pedro para Fidel, pois havia uma vontade muito grande de minha parte de homenagear o grande líder cubno depois de sua morte... Mas fui voto SUPER vencido!

Benício ficava irad cada vez que eu chamava o Pedro de Fidel!

- Não pode chamar o Pedrinho de Fidel, é PEDRINHO!!!

Ele fala todo feliz para os outros:

- Eu escolhi o nome de meu irmãozinho de Pedrinho!!!

Também já temos confirmado o Padrinho, que ser[a o meu grande primo Pedro Campello, carioca da gema, que atualmente mora em SP. Ainda falta definir a madrinha!

Adriana tá pensando muito a respeito do parto, pois Benício foi de parto normal tudo pelo SUS e ela sofreu muito, muito mesmo!

Agora estamos em fazer um parto normal mas com a peridural, estamos analisando nossas condições e possibilidades... Vamos ver ainda, mas tudo tende para isso!

Pedro já tem suas roupinhas, estrutura toda, família aguardando feliz a sua chegada... 

Benício conversa bastante com ele ainda na barriga, com certeza já esta conhecendo bem o novo lar que vai chegar, um lar cheio de música, harmonia, conversas, alegria e planejamento!

Em janeiro, to indo para Indaiatuba em SP para encontrar minha irmã Juliana, vou levar Benício comigo de ônibus, Adriana não quer ir por causa do desconforto da viagem e pelo receio de que aconteça alguma coisa... Enfim, ela e Pedro irão ficar em Irati pela primeira vez sozinhos... Mas serão somente 3 dias... nada demais, logo voltamos!

Bom, escrevi isso só para relatar a tranquila rotina que passamos na espera de sua chegada, meu bem-vindo e querido Pedro!!!

Mamãe é preguiçosa!

Outra história do ESTÁ ESCRITO!

Não sabemos de onde o Benício tira essas ideias de ler coisas que ele ainda não sabe... Na verdade ele inventa e bem inventado!

Essa eu não estava presente, mas repasso o peixe como comprei...

Baba Ana contou assim:

Benício estava na cama dela, brincando com as imagens de santos que ela tem... Ele sempre faz isso, é um chameguinho com a Baba!

Ai ele pegou uma estátua de São João, ou Santo Antonio, alguma coisa assim, e tinha uma plaquinha em cima do santo com alguns caracteres, uma plaquinha bem pequena...

Então Benício pegou a imagem e falou assim para Baba:

- Aqui nessa placa está escrito: MA-MÃE, É PRE-GUI-ÇO-SA!!!!

Ai Baba Ana deu risada e perguntou:

- É, e por que mamãe é preguiçosa?

- Porque ela só quer saber de ficar dormindo o dia inteiro!!

Baba deu risada, assim como todo mundo que escuta essa prosa!!

PS: Temos que ter paciência com a Mamãe, ela tá grávida e fica mais sonolenta mesmo, e ainda acorda a noite toda para ir ao banheiro!!!



terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Não quero saber de TV

Estamos em fase de Natal!

Primeiro Natal que Benício ta entendendo de verdade. Animou em montar pinheirinho, aprendeu músicas de Natal, entrou no clima totalmente!

Esse período tambem coincide com as férias escolares, e pela primeira vez ele também está entendendo o que são férias, aproveitando bastante também. Oportunamente, eu também tive um recesso na prefeitura, o que me deixou em casa o tempo todo com ele. Adriana ainda trabalha até vésperas do Natal.

Benício fica aflito para ganhar os presentes, e na verdade, eu também não consigo deixar os pacotes dos brinquedos guardados em cima do armário por muito tempo. Resultado: Adotamos uma prática de dar um presente por semana, ou a cada 3 ou 4 dias... até a data do Natal, assim, ele tem tempo de ir curtindo cada presente sem uma overdose de bonecos!

Assim, eu em casa, férias, brinquedos novos... Eu tendo que arrumar casa... fazer almoço... e obviamente Benício fica no meu pé o tempo todo:

- Papai, vamos brincar, vamos brincar Papai!!!

- Não posso meu filho, tenho um monte de coisas para fazer!

- Mas você está de férias!!

- Sim meu filho, mas tem trabalhos para fazer em casa!

Apelo para a TV. Show da Luna, Peppa, Miraculous, Da massinha do Ovo, Shrek, Liga da Justiça do Lego: - ... Fique aqui na sala Benício, assistindo TV e brincando com seus brinquedos!

Ele para um tempo, meio que vidrado nos programinhas da TV mas logo está agarrado com um brinquedo querendo que eu seja algum personagem dos bonecos (ele sempre quer que eu faça a voz dos bonecos!) e assim vai o dia inteiro.

Bom... perto da hora de dormir, Adriana chega ansada, pega ele para brincar, fica um pouco com ele, que já está mais calminho, meio querendo pegar no sono. Adriana aproveita o momento de serenidade e soninho e coloca um programinha mais calmo na TV para ele ir relaxando até a hora de ir para cama. Benício vai se aninhando no colo da mãezinha, se ajeita e se acomoda nos entre as almofadas e o abraço materno!

De repente! Da um salto e fala:

- Eu não quero saber de TV, não quero saber de computador e nem quero saber de celular! QUERO È BRINCAR! E pula no tapete no meio da sala onde estão jogados uma pirâmide de brinquedos!!!

Que figurinha, sabe muito bem o que deseja! E a gente tentando empurrar TV no moleque!

A TV é um alívio para os pais... Criança gosta mesmo de brincar, essa é a lição!

Para nós, fica o desafio de fazer ele aprender a brincar sozinho com seus brinquedos nos momentos em que estamos ocupados, e que venha logo o Pedrinho para ter um amigo sempre por perto!



Futebol com Papai

A dois meses eu recomecei a jogar futebol!
Sim, era uma meta de 5 anos atras, pois eu estava parado desde então.
Resolvi retornar aos gramados, para alcançar alguns objetivos... 

1 - Ser exemplo para meus filhos, exemplo em praticar esportes, não em ser campeão!!!
2 - Melhorar o condicionamento físico e consequentemente a saúde!!!
3 - Me entrosar mais com amigos, já que depois de certa idade e no Paraná, em geral, é bem mais difícil fazer amizades novas.
4 - Me divertir!!

Resgatei minha chuteira velha, meus shorts de futebol antigos, e lá fui eu... Claro que nas duas primeiras partidas, eu me machuquei duas vezes, dois estiramentos musculares, um em cada coxa. 

O fato é que desde que eu recomecei, Benício fica pedindo para ir comigo, mas o futebol é a noite, num campinho onde não tem muita estrutura e que nunca apareceram crianças... eu digo para ele que não é legal ir lá, mas o menino insiste bastante e fica dizendo que quer ir de qualquer jeito.

Basta eu começar a pegar a chuteira e Benício já vem para meu lado: Papai!!! Posso ir com você!!! Quero jogar futebol também!!! (Minha meta 1 está funcionando!) 
No entanto, minhas respostas são sempre as mesmas... Não adianta insistir! Realmente não é um bom programa para Benício e eu não teria como cuidar dele e jogar bola ao mesmo tempo!

Agora, duas semanas antes do natal, Adriana apareceu com um presente para mim. Um short novo de futebol, do Flamengo, com o escudo e as estrelinhas marcando cada campeonato conquistado! 

Estamos com essa mania agora... cada coisa que compramos, pedimos para embrulhar para presente e damos um para o outro!!! 

Adriana embrulhou uma toalha de mesa e me deu de presente de Natal... Eu pedi para embrulhar um mata-mosquito e dei para ela de Natal... Fazemos isso porque Benício adora abrir os pacotes e ficar falando que já ganhamos presentes... 

Meu short do Flamengo também foi embrulhado da mesma maneira e Adriana chegou em casa com o pacote dizendo que tinha um presente para mim!! Benício veio correndo dizendo: Abre papai, abre, é o seu presente de natal!!! 

Eu abri!!! Legal!! Um short de camelô, meio vagabundo mesmo... Mas enfim, faz parte do ritual dos presentes... 

Benício veio empolgado pegando meu presente, olhou as estrelinhas amarelas em cima do escudo do flamengo, e disse assim:

- OLHA PAPAI!!!! (Apontando para as estrelinhas)
- Aqui está escrito assim: (apontando e dizendo lentamente uma palavra para cada estrela, como se estivesse lendo para uma criança!) PO-DE, LE-VAR CRI-AN-ÇA PA-RA O FU-TE-BOL!!!

VIU!?????? Então agora você já pode me levar para o futebol, está escrito no seu short de natal!!!!

Que figura... fiquei sem saber o que dizer... 

Claro que ele quer ir... e na final do campeonato, antes do natal, Adriana e ele foram assistir ao jogo, fomos vice-campeões! Ele divertiu-se bastante!! Que legal!

PS: No final da partida, eu sai de campo suando, e ele perguntando: Que água é essa Papai??(apontando para o telhado do vestiário) Eu não tava entendendo, e ele repetia varias vezes a pergunta... 
Que água é essa Papai??
Que água é essa Papai??
Que água é essa Papai??
Que água é essa Papai??

Ao final entendi que ele apontava para minha cara e estava perguntando o que era o suor em meu rosto!


Pensei: Meu Deus, será que Benício nunca havia me visto suando! Que vergonha!! Mas resgatei em minha memória varios momentos em que ele me viu suando ao trabalhar nas ferramentas e na horta!!! Ele que não se lembra!!! Hahahahahaha!!!





quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Que orgulho meu filho!

A um mês que eu venho trabalhando direto nas ferramentas, fazendo moveis, armários, prateleiras e coisas para nossa casa... 

Benício tem me acompanhado, sempre mexendo nas coisas, nas chaves, brocas, parafusos, buchas, furadeira... já sabe o nome de tudo e me ajuda em algumas coisinhas...

Coloco ele para martelar, furar madeira e parede, colocar a bucha, apertar o parafuso, pintar algumas coisas... ele faz tudo com muita dificuldade e meu acompanhamento, mas sempre se diverte muito e aprende demais... 

Agora que fizemos um quarto só para as ferramentas e trabalho, ele fica direto querendo ir brincar com as ferramentas, a paixão dele é a furadeira de bateria, que tem uma lanterninha e é bem leve...

Essa semana ele veio e me perguntou: Papai? porque depois que você trabalha com as ferramentas, você fica um tempão arrumando tudo? E eu respondi: É para não perder nenhuma pecinha, e depois eu conseguir trabalhar com tudo limpinho bem certinho... e ele: - Ah bom! OK!

Ontem, quando eu estava no quintal brincando, ele foi direto num armário dos parafusos e pregos, pegou um potinho cheio e jogou tudo no chão e ficou brincando, e eu meio de longe supervisionando, falei: _ Benício, depois de trabalhar com as ferramentas, você arruma tudo, OK? e entrei em casa...

Depois, eu lavando louça, vi que ele já estava entrando em casa, com as mãos todas sujas de tinta guache... eu perguntei: Benício, você guardou todas as ferramentas? E ele dando risada, colocou as mãozinhas na cintura, dando risada de levado!!! Arrumei tudo! 

Eu: Benício, conta a verdade, você arrumou mesmo??
Ele dando risadinha e mãozinha na cintura com cara de levado: Arrumei tudo papai!?
Eu: Benício, Fala a verdade, Papai Noel não traz presenta para criança que conta mentira...

Ai Adriana colocou a cabeça para fora da janela e viu ele dando as risadinhas de sapeca dele. cochichou em meus ouvidos: - Que danado, ta dando aquela risadinha de moleque, claro que deixou tudo bagunçado!

EU: Beníííício, olha que eu to indo lá ver, OK, e papai Noel vai ficar muito bravo!
Ele foi correndo para o armário das ferramentas, e eu fui atrás...

Quando cheguei no armário, ví tudo arrumadinho, nenhum preguinho no chão... ele não estava mentindo, ele estava dando risadinhas de orgulho de ter arrumado tudo igual ao papai! 

Adriana foi atrás para ver, e também ficou muito feliz... 

Ficamos bem felizes com essa atitude, orgulhosos de ter um filho que tá seguindo o exemplo do papai e que fica feliz em arrumar as coisas e depois falar para a gente!

Primeiro motivo de orgulho que vai além do orgulho dos avanços naturais... ele ficou bem feliz também, e eu disse que se arrumasse sempre, poderia brincar com todas as ferramentas...

Que legal isso de ser pai!

terça-feira, 18 de outubro de 2016

Abandonando as coisas de bebezinho!

Benício agora tem um herdeiro... (na cabeça dele é o Pedro, convictamente)

Ele já não quer ir na cadeirinha de comer, porque diz que a cadeirinha é para o Bebezinho que vai chegar, diz que também não quer mais dormir no berço, porque ele já é grandão e o berço será para o irmãozinho! 

Até alguns brinquedos ele já está guardando dizendo que serão para o Pedrinho! Sabe também que o mamazinho da mamãe será do Pedrinho (Nessa história, eu já perdi meu mamá a muito tempo).

O fato é que a chegada de um irmão (digo irmão de maneira geral ainda, porque não sabemos o sexo ainda e porque Benício já determinou que será o Pedro)... deixou o Benício mais atento ao fato dele estar crescendo, e ele gosta de afirmar isso... que ele está crescendo ou ficando grandão... e que ele irá cuidar do bebezinho muito bem! Também estamos acreditando nisso, pois temos todos os indícios que a chegada está sendo bem preparada pela gente e pelo Benício também.

Outra coisa que Benício ta fazendo direto é perguntar:
Quando eu era bebezinho, como que eu falafa Caminhão do Lixo? Ai nõs falamos: Bubu do Xoxodo! 
E como eu falava Curitiba? Pichicha
E como eu falava Onibus? Omni
E como eu falava ... e ai começa a falar coisas que ele nem falava quando era bebezinho, como: Como eu falava Homem Aranha... e temos que dizer Homarana... e ele dá risada... 

As vezes a gente que pergunta: Como voce falava Baba... e ele: Dada... e vai inventando coisas que ele nem falava também, so para dar risada depois...

Acho que tudo isso, são bons sinais de que teremos uma boa recepção para nosso futuro membro da família!!! Risadas, carinhos, cuidados... bons sinais mesmo!! 

Heróis e mais Heróis

Outro dia levei o Benício na escola, e quando o deixei com a Professora Simone, ela falou: Bom dia Benício!! Ele deu um grito indignado: - Eu não sou o Benício, eu sou o Hulk! e deu um urro imitando o Hulk!!! 

Damos risadas, e a professora comentou!! Ah tá, cada dia você é um herói diferente! 

Outro dia mamãe, postou um compilado de fotos no Face com Benício fantasiado de vários heróis... 

Então começamos a perceber que realmente ele foge do fantasiar-se médio das crianças em geral...

Ele incorpora de verdade... basta uma chave de fenda na mão para ele dizer que é o Gato de Botas com a espada... Disse que quer ir para a Espanha e começou a me chamar de Ovo (Humpty Dumpty)

Assistiu ao UP Altas Aventuras e ficou dizendo que queria ficar gordo igual ao Russel! 

Isso acaba sendo uma vantagem quando queremos que ele coma, por exemplo, dizemos que se ele comer muito feijão e carne, ele vai virar o homem de ferro, porque tem muito ferro nesses alimentos... ai ele pergunta se batata frita tem ferro... e ai falamos que não... ai ele fala que vai virar o Homem Batata (do Toy Storie)...

Outro dia cismou que ele era o Homem de Ferro e Adriana perguntou: - E eu, quem eu sou?? Ele respondeu com uma obviedade lógica: - Você é a Homa de Ferra!!!!

Na mesma linha de raciocínio, ele disse que era o Buzz... E Adriana arrematou de novo: - E eu, quem eu sou?? Ele gaguejou um pouco... você é a Ba... Bá... Bâ... Bã... procurando um feminino para Buzz, mas não achava nenhum correspondente fonético!! Ai ajudamos com Bãzza, ele aceitou achando meio incompleto ainda... 

Agora ele vira um herói e diz: - Papai, o Benício ficou lá na casa da Baba (ou na escola, ou na praia), e logo complementa, só veio o Batman... E temos que nos convencer que ali na nossa frente só está o Batman! E para completar a cena... todos passam a ser heróis complementares... ele nomeia cada um dos presentes na casa... 

Eu e Adriana tentamos fazer uma pequena lista de todos os heróis que Benício já foi: 

Drodró - Frozen - Minions - Buzz - Homem Aranha - Batman - Floogals - Shrek - Hulk - Homem de Ferro - Gato de Botas... 

O fato é que os personagens estão cada vez mais elaborados, com históras mais complexas, com fantasias e bonecos, músicas, falas mais longas e gestual inserido no ambiente! 

Ainda estamos na fase de dar risadas de cada nova aventura e imaginando qual será o próximo herói!!! 












Paranóia 1

Outro dia, levei o Benício para a apuração dos votos da eleição para Prefeito de Prude na casa do amigo Divo, lá estavam algumas crianças poucos meses mais novas que Benício, e uma em especial (Heitor, neto do dono da casa) pulava, agitava, gritava e assustava muito ao Benício, que ficava paralisado perante à agressividade da outra criança... A criança pegava os brinquedos que Benício tinha na mão, arrancava-os na verdade, ameaçava bater com bonecos pesados na cabeça dele (eu colocava a mão para impedir), mas Benício ficava paradinho, de costas, imóvel, paralisado, via-se o medo geral em seu olhar... não reagia nada... Uma hora Benício deu um salto de um susto de pavor, quando o Heitor veio com uma boneca descabelada para bater nele (claro que eu impedi). Então a criança espoleta saiu correndo para outro lado, ai que Benício descongelou da paralisia, e falou... eu vou jogar um laser no Heitor... e colocou os dedinhos sobre os dois olhos, fechando os olhinhos para lançar um laser imaginário e inofensivo, e gritou (Pííííííííííííííí!!!!!!!!!!!!!) como se aquele laser realmente fosse defendê-lo das agressões da outra criança!!! 

Partiu meu coração!!! Me senti um pai idiota! Fiquei com raiva da situação mas não sabia como reagir...

Fui falar com Adriana... ela concordou comigo na paranoia e ainda lembramos de outro caso do tal do Alex (um japinha da sala do Benício, maiorzão). Benício fica perguntando: - Hoje o Alex vai apra a escolinha?? A gente não tinha se dado conta, mas isso era medo do tal do Alex!!! fiquei com mais raiva e paranoia ainda! E se meu filho estiver com medo de todo mundo, sem saber o que fazer ou como reagir??

Já pensei na hora em matricular o Benício numa aula de Capoeira, Judô ou Taekendo, sei lá, arco e flecha, tiro ao alvo! Sei lá!!! 

Mas Adriana, mais racional, disse que ia marcar uma conversa com a professora da escolinha! Ela marcou e eu fui! 

A professora Simone veio apavorada para conversar comigo e chamou até a psicologa (ou pedagoga) da escola para a conversa (ela ainda não sabia o assunto), estavam ambas, bem tensas!!! Fiquei com uma certa dó de vê-las nessa aflição, imaginando quantos pais paranoicos e chatos devem vir encher o saco das professoras, com assuntos dos mais variados possiveis, que provavelmente acarretam em problemas ou advertênias da direção para elas (hoje os professores são culpados pela maioria dos probelmas das escolas, das crianças e das famílias), realmente tenho pena da situação de pressão que eles vivem!

Tratei de relaxar o assunto sobre o tal do Alex e elas deram um suspiro de alívio: - Ah papai, então é só isso!!! Relaxa... Alex é realmente maiorzão e ele sempre diz que ele é o Homem Aranha, e Benício fica indignado porque ele que é o Homem Aranha... e ficam um jogando teias imaginárias no outro... sem violencia maior... Brigam para serem o Spider Man.

Citei o ocorrido com o Heitor (fora da escola) e contextualizei a história... elas disseram para eu não me preocupar, que Benício sabe muito bem brigar pelos brinquedos dele, não é violento, mas não admite que venham pegar as coisas dele, que sabe defender-se muito bem e que talvez, fora da escola, ele tenha ficado meio fora do ambiente dele, sendo mais passivo com a criança dona da casa!!! Mas que realmente, as vezes ele defende-se com as teias e os lasers imaginários!

Ufa... fiquei bem aliviado...

Mas quando Benício chegou em casa eu falei... Benício você tem que parar de ficar jogando teia e laser nos amiguinhos. 

Ele: Mas eu sou o Homem Aranha... quero ser um herói! 
Eu: Então seja o Hulk! 
Ele: Mas o que o Hulk joga
Eu: O Hulk não joga nada, ele é muito gigante, forte e verde, só empurra os coleguinhas!!! 
Ele: Aaaarrrrrrhhhhhh!!! Eu sou o Hulk!!! E me empurrou!

(lendo as historias da turma da Monica, li uma do Penadinho e tinha uma figura do Frankeistein... e ele sempre acha que é o Hulk, talvez o próximo herói dele seja o Frankestein, rsrsrsrs)


segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Paranoia 2

TOC no brinquedo de bolinhas em Floripa!

Mastiucho

Estou lendo agora sobre as Crinaças Francesas não fazem Manha, e ao mesmo tempo li o Papai é Pop, livros sobre educação infantil e formas de encarar o desafio de ser pai e mãe. 

No entanto ha um pequeno abismo entre esses dois livros e tendo a ter uma simpatia pelo método mistrado... 

Nosso desafio agora é encontrar uma forma de não sofrer tanto nas noites do nosso próximo filho!

Ainda não sabemos o sexo, mas fizemos a translucencia nucal e não diagnosticou nenhuma síndrome ou anomalia cromossômica. No entanto estamos nas duvidas sobre alguns nomes... Pedro, Lis ou Stela... existem outras possibilidades ainda!

O fato é que estamos tentando aprender com as dificuldades que tivemos com Benício, principalmente em relação ao sono, isso nos leva a conversarmos mais sobre educação e cuidados com os bebezinhos! 

Então fui ler sobre os macacos de Herry F. Harlow que fala da importancia do carinho para todos os seres vivos... Inclusive, mais importante que alimentação.

Lembrei disso porque Benício está vivendo uma fase super carinhosa, seja com animais, seja com as pessoas em geral ou com o irmaozinho que virá!

Hoje o sono está super fácil, de verdade, super fácil mesmo, mas quem diria, já se foram 2,5 anos... era hora de termos um alívio na cama. No entanto, Adriana continua dormindo no quarto do Benício na cama de casal que tem lá... sempre junto dele... argumenta que é para ele ir desacostumando do berço e para liberá-lo para o irmão!

O ritual do sono hoje em dia é assim: Falamos que esta na hora do sono, e se ele não anima de ir já falo do Marcos Coruja... e ele corre para cama... na cama, as vezes precisa levar algum heroi dos bonecos dele... ou então pede para contar histórias, que precisam ser mais elaboradas... E ai pede o carinho, mas ele chama carinho de Mastiucho, palavra ucraniana para massagem ou cafuné... Ele fala: Mastiucho mamae, nas costas... Mastiucho na barriguinha, no bracinho, e abre os braços para o carinho... ou se vira de costas para a massaginha! 

Os pontos que ele mais tem sensibilidade são exatamente iguais aos meus... carinhos nas costas de leve... na lateral da barriga subindo pelo sovaco até a parte interior do antebraço! 

Então ele se cansa do Mastiucho e logo abaixa a camisa e se vira de lado... Quando esta se resistindo muito ao sono, ele pede mamá! Mas o mamá dele é outra coisa engraçada. Desde que ele desmamou, há mais de um ano, que ele pede mamá no braço da Adriana... na pele molinha debaixo do braço, a pelanquinha... ele pega a pelanquinha, finge que mama por menos de um segundo, e logo diz que já está bom... e diz que o mamá agora é do Pedrinho!!! 

Se pedimos mastiucho para nós, ele nunca nega!!!

Um menino muito carinhoso com a mamãe e com o papai, e agora sempre referindo-se ao irmãozinho!


domingo, 14 de agosto de 2016

Buzz Lightyear


Agora você é completamente fâ do Buzz LightYear! É o seu primeiro herói!!!

Um personagem do Toy Story, um astronauta que é um brinquedo que toma vida na ausência dos humanos!
E você é fã de verdade... então compramos o boneco do Buzz, a Tia Andréia mandou uns bonequinho do Toy Story, mandou a roupa do Buzz, tem a bola do Buzz, a máscara, o livro e todos os filmes... 
Assiste dez vezes seguidas, por vários dias!!! Não cansa nunca! 
Então tudo é o Buzz, e ai já inventou que eu sou o Woody, mamãe é a Jessie (ou a pastorzinha), Baba é o Dinossauro, Vovo é o porquinho... etc...
Uma figura!!! 

Ai você aperta os botões invisiveis do Buzz e um abre a asa, outro fecha o capacete, outro atira o laser, é tanto botão que tem que apertar em seu ritual que até parece que está fazendo a cruz do nome do pai... e antes de dormir você tira o capacete imaginário para poder deitar no travesseiro, e guarda todos os bone


quinhos na gaveta ou embaixo do travesseiro, e acorda pedindo o Buzz, e quando acorda já aperta os botoes para abrir as asas e sai correndo voando com os braços abertos. 
Uma farra só!
Tem vezes que acorda de noite pedindo, Buzz, Buzz, chorando alto, alto, porque o Buzz não está mais ali! E ninguém o faz dormir de novo enquanto o boneco não estiver ao seu lado!
Não sabemos qual será seu próximo herói favorito, mas esse tal de Buzz ficou na história!

sábado, 13 de agosto de 2016

Novo membro na família!

Oba, Oba!!! Há algum tempo que não escrevo aqui, mas na verdade ta tudo super tranquilo entre todos nós!!!
O fato novo é que VAMOS TER UM NOVO MEMBRO NA FAMILIA!!!!
Soubemos essa semana, tudo planejadinho a alguns meses para essa nova vida que chegará, mas ainda não tinhamos confirmado nada... Um alarme falso de gravidez no mês passado, e agora a confirmação oficial!!!
Estamos todos muuuito felizes... e agora temos que mudar o nome do Blogue (Pra que cês saibam!!)...
Enfim, Benício tá super animado e já falou que o nome vai ser Pedro de for menina e Ana se for menina!!!
Mas nada é certo ainda, etamos curtindo a fase nova, tudo está super certinho, casa construida, salários em dia... saúde de todos bem boa!!!
Que felicidade, mais uma vida super bem vinda!!!


segunda-feira, 9 de maio de 2016

Fase dos Porquês? Não, não, Benício tem a fase do COMO!!!!!?????

As crianças tem suas fases dos porquês, correto? Inicia-se lá pelos 3 a 4 anos!

Benício, com 2 anos e 2 meses, começou a fase do COMO!!?????
Tudo ele pergunta: - Como??? Mas não é um como qualquer, é um como meio indignado, super curioso, com certa autoridade e desespero!!!

Ele falou: = Papai comprou massinha!
Eu: - Não não, papai fez massinha!!
Ele: - COMO??????????????????????????????
E eu expliquei bem certinho: - Papai pegou a farinha, misturou com sal, água, óleo e com gelatina, e então fiz a massinha!!!

Ai Adriana perguntou para ele: Como papai fez massinha?
Benício: - Pegou farinha, sal, água, óleo e gelatina e fez massinha!

Esse é só um exemplo, mas qualquer coisa que falamos ele já vem perguntando o COMO!!!!!!?????

Se falamos: Pichunho fugiu de casa.
Ele: COMO????????????????????

O Dinossauro jogou um pau com a boca.
COMO????????????????????????

Mamãe vai lavar a varanda.
COMO????????????????????????

Papai fez sopinha para o Benício.
COMO?????????????????

A gente sempre explica direitinho, com a maior paciência possível, e está sendo super engraçado!!

E agora quando ele começa a falar alguma outra frase, ai é nossa vez de perguntar para ele, COMO Benício!!!!

Ele: Benício pegou o gatinho!
A gente: COMO você pegou o gatinho???
Ai ele explica com bastante detalhes!!!

Uma figura mesmo!!!

domingo, 8 de maio de 2016

Calça Apertada!

Benício odeia uma tal de calça cinza porque ele diz que é apertada, Adriana insiste em colocar:

Benício: - Não mamãe, não quero essa porque é muito apertada, muito apertada!!!
Adriana o deita na cama, pega as duas pernas e vai colocando a calça cinza: - Que nada Benício, essa calça ta super larga, quase caindo, nem vem!!!!

Benício responde se esperneando: - Não mamãe, não mamãe, essa calça tá muito larga, muito larga fica caindo, fica caindo!!!!!

Eita menino que pensa rápido!! Todo argumentativo!!!!

quarta-feira, 2 de março de 2016

Lulu e Tetéia

Meu querido filho, 

Não sei se você irá lembrar-se dessas duas personagens... LULU E TETÉIA!

Papai inventou esses nomes quando você estava na casa da Baba a mais ou menos 1 ano atrás, e eu estava fazendo-o dormir mas nada de conseguir.

Comecei a contar uma historinha com essas personagens e você começou a prestar atenção e foi gostando da coisa. 

Depois disso, quase todos os dias você nos pede para contar a história do LULU TETÈIA!

Mamãe também adaptou suas histórias e passou a incluir os dois nos contos noturnos. 

Hoje, depois de um ano contando Lulu Tetéia, você ainda nos pede, na hora do soninho, para contarmos a historinha!!! 

Começa assim:

- Era uma vez, uma menina muito bonita, o nome dela era Tetéia, e ela tinha um amiguinho que também era muito bonito e esperto, que se chamava Lulu! 

Ai passamos às variações, um dia eles vão passear na praia, no parque, na floresta, na neve, no avião, no balçao, no barco, e sempre encontram personagens que você está gostando no momento, como Peppa, Patati Patatá, Mascha, Pingu, Backiardigans, entre outros... e também adicionamos as coisas que se passaram no seu dia-a-dia!

Um dia você nos perguntou onde o Lulu e a Tetéia moravam, que era para irmos visitá-los, e eu expliquei que eles moravam apenas dentro das nas nossas cabeças, que moravam no nosso pensamento, e me parece que você entendeu bem o recado!

Hoje em dia, nessa fase que mamãe tá passando em Guarapuava, Lulu e Tetéia têm sido grandes aliados nas noites de soninho! Vamos juntos para a cama e lá começamos mais uma grande aventura de nossos amiguinhos do pensamento e do soninho!

É tão bom deitar juntinho ao seu lado e ver você contorcendo-se para pegar no sono, ficar prestando muita atenção na historinha e eu acabo pegando no sono... e depois você, mesmo cochilando, pede bem baixinho... Lulutetéia papai! Lulutetéia!!! E eu retorno a contar a história sonolentamente... até você dormir em definitivo! 

Boa noite meu amigão!! Durma com belos sonhos! 


PS: Alice, minha irmã menor e mais querida, me chamava de Tetéia, quando ela estava aprendendo a falar!!! Eu tinha meus 6 ou 7 anos e ela não falava Teco, falava apenas Tetéia!!! É um nome feminino, mas naqueles casos, eu me achava o maior dos homens por saber que minha irmâzinha já sabia meu nome!!!! Passo de presente para a personagem dessa historinha e para sua memória, 


segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Mamãe vai ser polícia, andar no carro pisca pisca!

Meu querido filho e companheirão!!!

Hoje é um dia meio complicadinho, sua mamãezinha começou um curso para PM em Guarapuava...

Depois de 735 noites dormindo sempre bem juntinho de você, pela primeira noite nesses dois anos, ela dormirá fora!

Talvez nem seja tão difícil para você, que sempre tem entendido bem os momentos de amadurecimento e superação...

Ela passou nesse concurso e não teve outra alternativa. Pensamos em muitas, muitas possibilidades mesmo. Matutamos logísticas, conversamos com amigos, familiares, pediatra, e de todas as possibilidades, a que nos pareceu melhor mesmo, foi mamãe ir para Guarapuava e comprarmos mais um carro para ela poder ir e voltar sempre que puder...

A princípio papai e você vão encontrar 2 x por semana com a mamãe em Prude, na casa da Baba, e nos finais de semana mamãe vem para Irati ficar conosco...

Se todo nosso planejamento der certo, mamãe vai dormir em Guarapuava apenas 2 vezes por semana, e nós vamos mais vezes para a casa da Baba.

Esse foi o melhor plano que encontramos, mamãe sofreu muito com essa decisão, mas todos entendemos que será a melhor coisa a se fazer, porque assim suas referências continuam sendo sua casinha, seu papai, sua escolinha, mamãe 5 noites por semana e mais tempo na casa da baba!

Fomos à pediatra para consultarmos sobre essa fase que passaremos, serão 6 meses assim, e a Dra. Márcia concordou com a decisão, mas mamãe terá que tomar uns remédios homeopáticos para sua personalidade ficar mais forte.

De meu lado, to topando o desafio de ser mais presente, terei que fazer meio que de tudo lá em casa, lavar roupas, piniquinho, banho, comida, arrumar casa... mas to achando que será bem bacana... Vamos ver, esse é apenas o primeiro dia. Vou tentar fazer uma rotina legal para a gente se divertir e crescer juntos.

Em todos os casos de amadurecimento exigido de você, percebemos que sempre mostraste muita serenidade... foi assim quando precisou ir para a escolinha no meio período aos 8 meses, depois quando mais ou menos com 1 ano, precisou ficar o período inteiro, foi assim nas longas viagens que fizemos, foi assim também quando fizemos o desmame... e agora, esperamos que será assim novamente, com sua personalidade sendo consolidada e estruturada a cada passo que damos adiante.

Hoje de manhã, acordamos em Prude e mamãe tinha saído às 5:20 da manhã para Guarapuava, e ocê acordou as 7:30 para papai arrumar para irmos para Irati, e deu tudo certo... Baba ajudou e depois partimos para Irati e te deixei bem bonzinho na sua escola.

Perguntou pela mamãe apenas 3 vezes, quando acordou, quando estávamos vendo o vovô no trator e depois no carro, e eu respondia sempre que mamãe foi fazer curso e estudar para polícia, e você já entendia bem tranquilo.

Esperamos aprender muito com esse processo, um desafio para nossa família, que espero ser de grande proveito e que nos traga ainda mais força e união!! Vamos que vamos que a vida segue e tá tudo nos eixos!

Se mamãe estiver lendo isso, depois ela complementa!


Beijos!

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

O que você já faz com 2 anos!

Ontem foi seu aniversário, e eu e mamãe resolvemos fazer uma lista de tudo que você já faz aos dois anos de idade.
- Anda e corre super bem, e está ainda ensaiando os primeiros pulos, sai um centímetro do chão!
- Fala tudo, tudo mesmo, parece um papagaio, fala em português, algumas palavras em inglês, ucraniano e russo!
- Fala por favor e please quando quer alguma coisa, primeiro pede sem o please, mas se não é atendido de primeira, pede mais vezes, acrescentando o please ao final da frase, tipo: Papai, suco papai... Papai, suco PIS (Please, que mamãe ensinou)
- Canta bem animado, se a gente pede para cantar, fica repetindo AAAEEEIIIIIOOOOUUU!!
- Sabe se localizar na cidade, passa em frente aos mercados e repete o nome dos mercados e lojas, do restaurante e do banco... Muito esperto isso!
- Sabe o nome das plantas, não fala só plantinha, sabe da babosa, palmeira, cebolinha, alface, mandioca, batata doce, mamão, orquídea, ... entre outras
- Sabe o sentido de família, pois quando perguntamos quem é a família do Benício fala bem certinho, Papai, Mamãe, Baba, Vovô, Andréia, Madrinha, Padrinho Tico...
- Entende perguntas bem complexas como: Benício, onde está a carreta que engatou no trem vermelho, pega pro papai! Qual é a cor do bing do tio Nicola... Quem é o papai do Diego?
- Elabora respostas para perguntas que nunca escutou, como por exemplo: Onde que a Baba vai dormir hoje?
- Sabe todas as cores, incluindo as não primarias: laranja, verde, cinza, branco, preto, rosa, roxo, azul escuro, azul claro, ... não se confunde nada com isso! E ainda faz palhaçada, tipo: se colocarmos várias cores juntas e perguntarmos qual é a azul, ele aponta para todas perguntando: é essa? sem nunca apontar para a azul... ou seja, já tem sentido de humor e brincadeira...
- Imagina e já fantasia as brincadeiras, pega um pedaço de pau e diz que é um avião, e coloca uma pedra em cima dizendo que é o Benício em cima do avião...
- Pega água no filtro sozinho, no copo de plástico e já aperta o pedal da lixeira com o pé para abrir a tampa!
- Sabe que na farmácia, se compram remédios, que no posto de gasolina se abastece o carro, sabe o que faz em cada situação..
- Já não dá tanto trabalho para dormir, acorda apenas uma vez na noite, quando acorda...
- Já pede, a muito tempo, para fazer coco e xixi no pinico, de vez em quando escapa um xixizinho na calça, mas já dá para ficar sem fralda em casa numa boa! Muitas noites a fralda acorda bem sequinha.
- Sabe o nome de quase todos os bichos e animais: Tubarão, peixe, golfinho, galinha, galo, pintinho, boi, vaca, bezerro (betcho), cachorro, gato, pato, passarinho, coruja, gavião, urubu, tchiriparra (tartaruga),zebra, lobo, leão, camelo, pato, pavão, tatu, entre tantos e tantos outros... e sabe fazer o som e imitar a maioria (que fazem sons)...
- Sabe comer sozinho, apesar de fazer muita bagunça ainda, mas já da para dizer que sabe...
- Sabe continuar as musicas... por exemplo: 
Papai canta: Pai Francisco entrou na...
Benício: RODA, 
Papai: Tocando seu...
Benício: VIOLÃO... e assim faz com várias e várias músicas que nem sabíamos que ele sabia...
- Sabe o que é em cima e em baixo, pra frente e pra trás, dentro e fora, acender e apagar, descer e subir, decolar e pousar, e vários outros antônimos.
- Entende bem quando a gente explica como vai ser o futuro, discutimos os problemas com ele e ele vai entendendo, como na vez em que desmamou, passamos a semana explicando como seria sem o mamazinho da mamãe, e quando chegou a hora de parar ele entendeu super bem...
- Sabe a história de todos os seus livrinhos, muitos livros aliás, você adora que contemos historinhas...
- Sabe que o flamengo é o seu time, quando chuta uma bola, já grita GOL DO FLAMENGO!!!
... 
Mamãe ainda tem que continuar essa lista, eu já estou sem muitas idéias, mas o fato é que você já sabe mitas e muitas coisas!!




quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Família Pig!

Chegou finalmente a fase da tal da Peppa Pig...

Um desenhinho animado de uma família de porquinhos que ficam fazendo travessuras... tem o Daddy Pig, a Mammy Pig, o George (filho mais novo) e a Peppa (principal)...

Todas as crianças gostam, até ai, nada demais!!! 

Você tema  sandália da Peppa, os bonequinhos da Peppa e assiste todos os desenhos!!

Não somos lá muito fãs dessa personagem, mas já aceitamos isso como inevitável, e até nos divertimos, porém, tentamos colocar sempre os episódios em inglês!!

Bom, o fato é que papai quis ensinar para o Benício, o conceito de família... Juntou todos os bonequinhos e ficava ensinando que era a família Pig:- Fala Benício, fala, FA-MÍ-LIA!!! Até que você aprendeu bem, mas ai aquilo passou... ficou entendido, família Pig, família Pig... pronto, aprendeu, legal!!! Mas nunca usou essa palavra para outra situação, e nem nós lembramos mais de falar isso para nada! 

- Benício, cadê a família Pig?? E lá ia você buscar os bonequinhos!!!

Um dia, nas férias, você passou a ir dormir muito tarde, entrou no ritmo de férias mesmo!

Mamãe e papai bem cansados, foram para cama e te levaram junto, para contar historinhas e fazer dormir junto, mas você, igual a um serelepe na cama, ficava pulando e querendo ir para a sala, no cafofo do papai, um colchão que ficava jogado em frente a TV da sala!

Mamãe e papai deixaram você ir para o cafofo e ficamos na cama quase dormindo!!!!

Você foi fazer suas brincadeiras sozinho na sala e a gente só escutando... em 2 minutos, você ficou meio entediado e começou a chamar: Mamãe!!! Vem pra sala!!! Mamãe, vem!!! Papai, vem!!! Mas como estávamos com sono, ficamos bem quietos na cama esperando para ver se você resolvia voltar para a cama!!! 

E ficou gritando sempre a mesma coisa por algum tempo, insistentemente: - Mamãe, vem!!! Papai, vem!!! Mamãe, vem!!!! Papai, vem!!!! 

Sem obter respostas, ficou alguns segundos meio quieto... e gritou: - FAMÍLIA!!! VEM!!! VEM FAMÍLIA!!!! Hahahahahahahaha, a gente começou a rir muito, e não teve jeito!! Tivemos que dar risada e correr para o cafofo na sala e nos abraçamos felizes, gritando juntos: FAMÍLIA, FAMÍLIA do Benício!!!! FAMÍLIA!!!!

Em 10 minutos você já estava dormindo feliz em nossos braços!!!! E a gente junto!!













A fase dos motorizados!

Passou a fase das panelas...

Depois que você andou de avião e na mesma semana viu o trem passando, apaixonou-se por avião e trem... de quebra também veio a moda do trator...

Ou seja, abriu a fase dos motorizados gigantes...

Papai comprou um avião que você quebrou a roda no primeiro dia e agora sempre fica pedindo para papai colar... 

Na hora do sono, você pede para colocar um vídeo de avião pousando e decolando, e adormece vendo os aviões... quando papai não coloca o vídeo, fica gritando: - Áião! Áião! Áião!

Sobre os trens, é a mesma coisa... um dia em Irati, passou um trem de carga e você ficou vidrado... apaixonado pelo gigantesco trem... agora, nos brinquedos das pecinhas, tipo lego, fica pedindo para o papai construir um trem, mas tem que ter a carreta, que aliás, serve tanto para o trem, quanto para o trator...

Fica colocando um carrinho seguido do outro e dizendo que é o trem, coloca a família Pig alinhada e diz que é o trem... tudo é trem!!! Alinha os travesseiros, trem! Alinha as caixas, trem! Massinha, trem! Parece um mineirinho!!!

A carreta faz o papel do vagão, mas serve para engatar em tudo também!!! 

O trator tem a carreta, o trator é o azul do Vovô, mas pode ser o laranja da rua, ou da fazendinha que vovó deu... o do desenho do papai, mas todos tem que ter as carretas engatadas... 

Agora sua palavra principal é ENGATAR e DESENGATAR!!! Quando mamãe da um abraço, diz que engatou! Se o queijo quente parte e fica um fiapo de queijo unindo os dois, você diz que engatou! O carro engata, o gato engata, o trem, a fruta, o beijo engata!!! A palavra não sai da boca... E vai engatando, em linha!!! Engata papai, engata mamãe!!!

E quando a gente engata o que você tá pedindo: Engata papai, engata papai!!! Você se alivia e diz: - Engatou!! Bem feliz! 

A gente dá risada!!!






Tio Cóio e Matias!

Agora começamos uma obra lá em casa, uma edícula que resolvemos fazer!!!

Os peões são o Tio de sua mãe, o Tio Nicola e o amigo dele, o Matias... 

Você adora a obra, fica na expectativa de cada coisa que será feita, e apaixonou-se pela betoneira!

Fica esperando e pedindo para ligarem a betoneira, imita o Tio Cóio fazendo parede, colocando massa, colocando tijolo, da a impressão que você vai ser pedreiro, de tanto que gosta da coisa!!!!

Por outro lado, tanto o Matias quanto o Nicola, também estão adorando o tal do Minício na obra, dizem que é desestressante... e ficam brincando com você, uma de suas brincadeiras favoritas com os camaradas é de saber onde está o bing... que cor que é bing do Tio Cóio??? Verde, azul, vermelho??

O Cóio e o Matias ficam contando para os amigos do bar dos causos do Benício, um piazinho muito inteligente e divertido...

Quando papai chega em casa, já pega Benício no colo e vamos juntos para a obra... Benício fica pegando pregos, pegando o martelo, a trena, a pá, riscando chão, pulando na areia, nas pedras e nas tábuas que finge ser ponte...

Outro dia, fomos nas lojas de material de construção para fazer umas compras e papai te colocou dentro de uma betoneira vermelha, você foi ao delírio, já queria morar dentro da betoneira... ficou fã da loja do Panka... agora sempre quer parar lá...

Quando chega a noite, pega a panela de pressão e finge que é uma betoneira, e pega a espátula de bolo para misturar massa de cimento na panela e passar nas paredes... 

Estamos muito felizes com essa fase de pedreiro e de obras em casa... pensávamos que seria muito estressante, mas na verdade tem sido um grande prazer ter os camaradas aqui em casa!


Mate Boja!

Baba te ensinou que trovoadas são os barulhos da Boja (Deus em Ucraíno!)...

Agora você escuta um trovão e fica falando: - BOJA!!! BOJA!!! BOJA!!!

Pense num menino que ADORA trovoadas!!! Quanto mais altas mais você dá risada e fica feliz da vida...

Ontem, começaram as trovoadas, e você já deu seus gritinhos de Boja...

Então as trovoadas passaram e você ficou pedindo para a mamãe: - Mais trovão mamãe, mais trovão!! Mais, mais, mais trovão!!

Mamãe então falou: Trovão da Boja já parou!!!

Então você respondeu: - Botá gasolina, botá gasolina no trovão!!!