sexta-feira, 20 de abril de 2018

Mimos que não podemos!


A diferença entre o primeiro e o segundo!
Muitas diferenças caracterizam a criação do primeiro e do segundo filho...
Os pais já estão mito mais experientes, o relaxo é completo, fico até meio envergonhado de assumir isso, mas é a pura verdade, e todos confirmam.
A vantagem é toda do segundo filho, que é bem mais livre que o primeiro...
Saem todas as frescuras e supérfluos, ficando somente o essencial, realmente essencial, como saúde, comida e carinho!
Pedro herdou, quase que completamente, todas as roupas e brinquedos do Benício!
Pedro não teve tantos estímulos educativos como o Benício teve... lembro de eu me embalando na rede, por horas e horas com o Benício, contando minhas histórias de vida em forma de canção de ninar... Pedro mal ouviu eu cantar uma música... Sei que é ruim assumir isso... mas o tempo que podemos dedicar ao primeiro é completamente diferente do tempo que temos para o segundo!
Apesar disso, li num de meus livros pedagógicos que os verdadeiros estímulos educativos, acontecem na quantidade de redes estabelecidas em uma família, tribo, etc...
Pesquisadores tentaram analisar por anos a fio, porque determinados primatas tinham o cérebro mais desenvolvido que outros... Por causa da alimentação? Por causa do tamanho do cérebro? Por causa do ambiente natural? Porque?? E chegaram a uma conclusão! Os primatas mais inteligentes eram aqueles que habitavam em grupos sociais maiores... ou seja, a teia social que força o desenvolvimento do cérebro... ou seja, numa família sem filhos, só existe uma relação... numa família com um filho, existem 4 relações: P-M, P-F1, M-F1 e P-M-F1 (Pai, Mãe e Filho 1), numa família com 2 filhos, os estímulos são P-M, P-F1, M-F1 e P-M-F1, P-F2, M-F2, F1-F2, P-M-F2, P-M-F1-F2 e assim por diante... e porque os filhos mais novos tem naturalmente mais estímulos?? Porque independente dos estímulos artificiais como cançõezinhas, brincadeiras, etc.. o fundamental é a necessidade de interpretação dos códigos sociais, dos sentimentos, das reações, dos humores... isso cria inteligência, capacidade de adaptação... ou seja, depois que eu li isso, fiquei mais tranquilo e relaxado com as faltas de mimos artificiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário