Pedro, que você é super disciplinado, isso não é novidade. Nao é qualquer crianca que usa tapa olho por quase dois anos sem reclamar e com um rigor metodico que é exemplar ate mesmo para adultos. E você com todo o seu agito e energia, ainda assim consegue manter a rotina de usa-lo diariamente pelas horas que forem necessarias. Sabemos que é incomodo, nada estetico e que muitas pessoas ficam fazendo perguntas cansativas.
Mas o caso de sua cirurgia no dente, foi incrivel. Vou te contar aqui tudo que passou para que você se lembre!
A quase um ano atras, fomos percebendo que seu dente da frente estava nascendo completamente torto… achamos que logo endireitaria, no entanto, passados alguns meses e vimos que o crescimento total já havia terminado e o dente continuava tortissimo.
O levamos ao dentista que constatou que você tinha um dente extra (supranumerario) preso no seu ceu da boca que que seria necessaria uma cirugia de extracao num neurocirurgiao porque era uma regiao de muitos nervos.
Imagina nossa preocupacao. As palavras CIRURGIA, NEUROCIRURGIAO, NERVOS FACIAIS, EXTRACAO, ANESTESIA, SCANNER, pesam muito na cabeca dos pais…
Marcamos com um especialista para que você fosse super bem atendido… 1200 dolares (CARACA Hein!!!!) ainda bem que tive que pagar somente 200 e o seguro cobriu o resto.
Foram meses de espera e uma angustia disfarcada da mamae e do papai, para que você não se preocupasse antecipadamente. Na verdade parecia que você nem estava ligando e ate mostrava-se animado para o dia chegar, marcava e contava no calendario.
Filho… eu que tive a honra de te levar no dia. Voce sempre tranquilo, bem sossegado, nem parecia incomodado com nada, era uma coragem natural. Voce sabia tudo que iria acontecer, já tinhamos antecipado, que na noite anterior, não poderia comer e nem beber nada 12 horas antes da cirurgia, e te explicamos como seria a anestesia, a operacao, o processo de recuperacao, que só poderia ingerir liquidos durante quase uma semana (ou coisas bem suaves e molinhas), ainda assim, você completamente abstraido das futuras dificuldades.
Mamae preparou uma bolsa gigante para eu levar para o centro cirurgico, parecia que eu ia dar a luz a um novo filho. Ate cobertor tinha na bolsa do Basics food.
Entramos juntos no consultorio, mas você teve que entrar sozinho para a sala de cirurgia… eu fiquei na sala de espera, e pela sua serenidade eu acabei ficando bem tranquilo tambem… um ajudando o outro a levar tudo de uma maneira bem leve.
Eu tive que conversar com as enfermeiras e assinar um documento atestando que eu estava ciente de todos os riscos que isso envolveria, mas controlando minhas paranoias e baseado nas estatisticas matematicas, consegui acalmar-me sem problemas.
Voce foi caminhando pelo corredor com a seguranca tipica dos grandes homens, passos decididos e fazendo perguntas bem tecnicas sobre cada detalhe dos equipamentos. As enfermeiras me contaram que você fez anda mais perguntas quando deitou na cama e injetaram a agulha em seu pulso. Ate o momento que você apagou, elas disseram que você fazia perguntas e que não demonstrou nenhum medo mesmo com a agulha entrando nas suas veias pequeninas.
Esperei por quase uma hora ate que me chamassem avisando que a extracao havia sido um sucesso e que você já estava acordando. Eu entrei na sala da cirurgia e você estava la… molenga como nunca vi… com a boca meio aberta, os olhinhos fechando… meio querendo chorar quando me viu… foi um grande esforco e você ainda estava grogue! Que dozinha do meu pequeno!
Ai eu cheguei com um pacote com mais de 100 cartinhas Marvel que vocês estavam colecionando o álbum. Ai seu quase choro virou um animo que esqueceu o choro, mas você ainda tava muito molenguinha! Fiquei com você no colo alguns minutos, tentando recuperar teus raciocinios, fazendo perguntas simples, conversando com a enfermeira e com o medico, e ambos disseram que você foi um grande heroi mesmo, muito valente e que fez tudo ser bem mais facil para o doutor.
Ele ainda comentou que a extracao foi bem complicada porque era um dente grande alojado no inteiror do palato e perto de alguns nervos. Poxa… ainda bem que deu tudo certo!
Te carreguei no colo ate o carro, e você já tava mais animado, recuperando ainda… voltamos para casa e você ficou organizando as cartinhas Marvel no álbum, abrindo os pacotinhos e conversando com o papai. Ai ai ai meu filho! Com um algodao na boca para estancar o sangramento.
A enfermeira me deu um monte de aviso e orientacoes do que você poderia fazer ou não… repouso e sem esforco fisico por pelo menos 7 dias, comer coisas geladas e liquidas por 3 dias… Fizemos tudo direitinho e sua disciplina nessa fase de recuperacao foi extraordinaria, como sempre, você sempre obedecendo as orientacoes e sem reclamar muito, entendendo que isso é o melhor para você. Mas que crianca tao facil de cuidar, um comportamento de adulto consciente!
Filho, parece simples para você, mas você foi extraodinario mesmo! Eu fico vendo outras criancas e ate mesmo adultos que não conseguem ter 1% de sua disciplina nos cuidados consigo mesmo! Voce é incrivel, fico de boca aberta pensando em sua rigidez no cuidado com seu corpo e sua recuperacao!
Que alegria ter esse exemplo dentro de nossa casa.