terça-feira, 18 de outubro de 2016

Paranóia 1

Outro dia, levei o Benício para a apuração dos votos da eleição para Prefeito de Prude na casa do amigo Divo, lá estavam algumas crianças poucos meses mais novas que Benício, e uma em especial (Heitor, neto do dono da casa) pulava, agitava, gritava e assustava muito ao Benício, que ficava paralisado perante à agressividade da outra criança... A criança pegava os brinquedos que Benício tinha na mão, arrancava-os na verdade, ameaçava bater com bonecos pesados na cabeça dele (eu colocava a mão para impedir), mas Benício ficava paradinho, de costas, imóvel, paralisado, via-se o medo geral em seu olhar... não reagia nada... Uma hora Benício deu um salto de um susto de pavor, quando o Heitor veio com uma boneca descabelada para bater nele (claro que eu impedi). Então a criança espoleta saiu correndo para outro lado, ai que Benício descongelou da paralisia, e falou... eu vou jogar um laser no Heitor... e colocou os dedinhos sobre os dois olhos, fechando os olhinhos para lançar um laser imaginário e inofensivo, e gritou (Pííííííííííííííí!!!!!!!!!!!!!) como se aquele laser realmente fosse defendê-lo das agressões da outra criança!!! 

Partiu meu coração!!! Me senti um pai idiota! Fiquei com raiva da situação mas não sabia como reagir...

Fui falar com Adriana... ela concordou comigo na paranoia e ainda lembramos de outro caso do tal do Alex (um japinha da sala do Benício, maiorzão). Benício fica perguntando: - Hoje o Alex vai apra a escolinha?? A gente não tinha se dado conta, mas isso era medo do tal do Alex!!! fiquei com mais raiva e paranoia ainda! E se meu filho estiver com medo de todo mundo, sem saber o que fazer ou como reagir??

Já pensei na hora em matricular o Benício numa aula de Capoeira, Judô ou Taekendo, sei lá, arco e flecha, tiro ao alvo! Sei lá!!! 

Mas Adriana, mais racional, disse que ia marcar uma conversa com a professora da escolinha! Ela marcou e eu fui! 

A professora Simone veio apavorada para conversar comigo e chamou até a psicologa (ou pedagoga) da escola para a conversa (ela ainda não sabia o assunto), estavam ambas, bem tensas!!! Fiquei com uma certa dó de vê-las nessa aflição, imaginando quantos pais paranoicos e chatos devem vir encher o saco das professoras, com assuntos dos mais variados possiveis, que provavelmente acarretam em problemas ou advertênias da direção para elas (hoje os professores são culpados pela maioria dos probelmas das escolas, das crianças e das famílias), realmente tenho pena da situação de pressão que eles vivem!

Tratei de relaxar o assunto sobre o tal do Alex e elas deram um suspiro de alívio: - Ah papai, então é só isso!!! Relaxa... Alex é realmente maiorzão e ele sempre diz que ele é o Homem Aranha, e Benício fica indignado porque ele que é o Homem Aranha... e ficam um jogando teias imaginárias no outro... sem violencia maior... Brigam para serem o Spider Man.

Citei o ocorrido com o Heitor (fora da escola) e contextualizei a história... elas disseram para eu não me preocupar, que Benício sabe muito bem brigar pelos brinquedos dele, não é violento, mas não admite que venham pegar as coisas dele, que sabe defender-se muito bem e que talvez, fora da escola, ele tenha ficado meio fora do ambiente dele, sendo mais passivo com a criança dona da casa!!! Mas que realmente, as vezes ele defende-se com as teias e os lasers imaginários!

Ufa... fiquei bem aliviado...

Mas quando Benício chegou em casa eu falei... Benício você tem que parar de ficar jogando teia e laser nos amiguinhos. 

Ele: Mas eu sou o Homem Aranha... quero ser um herói! 
Eu: Então seja o Hulk! 
Ele: Mas o que o Hulk joga
Eu: O Hulk não joga nada, ele é muito gigante, forte e verde, só empurra os coleguinhas!!! 
Ele: Aaaarrrrrrhhhhhh!!! Eu sou o Hulk!!! E me empurrou!

(lendo as historias da turma da Monica, li uma do Penadinho e tinha uma figura do Frankeistein... e ele sempre acha que é o Hulk, talvez o próximo herói dele seja o Frankestein, rsrsrsrs)


3 comentários:

  1. Ele tinha resolvido seu problema do medo sozinho, usou a inteligência sem precisar usar a violência... vc o ensinou a empurrar... e a usar a violência pra se defender... quem foi mais inteligente?

    ResponderExcluir
  2. Eu sempre digo ao Teo... Nao comece briga, tente arrumar a situacao na conversa, MAS se alguem estiver sendo violento contigo e te encostar... Ai vc usa o seu jiu-jitsu e se defenda, SEMPRE se defenda! Mas que isso seja so uma maneira de se defender e nao de comecar uma briga por motivos que seriam possivelmente resolvidos na conversa...
    Ano passado fui chamada na escola pela primeira vez... Veio o diretor e disse pra mim que o Teo tinha passado a hora do recreio na sala pq na hora do lanche ele usou um golpe de jiu jitsu (uma queda onde vc coloca o pe por tras da perna do sujeito e usando os bracos derruba a pessoa no chao) num garoto chamado Braden (que e mega bully e ta sempre fazendo merda na escola)... O Teo e o Braden foram detentos na hora e passaram o recreio dentro da sala do diretor para se entenderem... Perguntei para o diretor o motivo dessa briga e ele sem saber explicar chamou os dois meninos na sala. Meu filho e o outro... Teo veio contando meio preocupado a sua estoria: "Braden tava correndo atras da irma da Bryn que so tem 7 anos (detalhe que a Bryn era na epoca a namoradinha do Teo), e ai comecou a empurra-la. A Bryn correu e foi proteger a irma mais nova mas o Braden nao parou e empurrava agora as duas meninas. Teo se levantou e foi em direcao do Braden, disse pra ele parar e ele perguntou: Se eu nao parar o que vc vai fazer?
    Teo nao disse nada... Foi la e fez o tal golpe no sujeito mas diferente do golpe em si que a pessoa cai no chao com forca ele gentilmente colocou o menino no chao pra evitar machucar. Ele disse que foi mais pra fazer ele parar e nao pra machucar...
    Cheia de orgulho perguntei disse ao diretor: O Teo e um doce de menino, nunca usa a violencia pra nada mas desde 3 anos ele faz jiu jitsu e sabe se defender de mil maneiras. Se for pego por tras, pela frente, pelo lado e ate sair de mata leao. Ele poderia ter machucado o Braden mas fez a rapida decisao de nao machuca-lo... Agora a pergunta e: Pq q meu filho ficou sem recreio? Hahahaha

    ResponderExcluir