sábado, 17 de outubro de 2015

Aprendendo Russo...

Ola meu macaquinho! 

Hoje eu queria te contar de nossas aprendizagens de idiomas...

Sua mamae, é descendente de Ucranianos, de uma cidade que voce já conhece, chamada Prudentópolis - PR, onde mais de 90% são descendentes de Ucraínos e Poloneses... Dai vem o seu sobrenome Vilczak - Dierka.

Foram imigrantes que chegaram ao Brasil a menos de 100 anos, ou seja, sua bisavó ou tataravó, provavelmente eram Ucraínos. Infelizmente, muitos desses, já trocaram integralmente o idioma pelo portugues, sendo que a realidade é que muitos jovens e adultos não sabem mais a lingua da Pátria Mãe... 

Quando eu me dei conta dessa realidade, fiquei muito triste, em perceber que os descendentes dos ucranianos tem vergonha de sua cultura original, de seu idioma e de suas histórias de pobreza e dificuldades vencidas. 

Dessa maneira eu decidi aprender ucraniano, e tentar resgatar isso na parte da família de sua mamae... mas perceba que aqui em Irati é bem complicado ter acesso a esses cursos, e a realidade é que ando meio sem tempo e sem disciplina em meus horários para assumir compromisso com cursos virtuais, então resolvi aprender por internet... 

Mas ainda assim é bem complicado ter acesso aos cursos virtuais de Ucraniano e também tem que pagar pelo acesso, e eu não teria certeza se iria me dedicar aos estudos... 

Enfim... resolvi aprender RUSSO, porque é um idioma muito similar ao ucraniano e tambem tem mais facilidade de apostilas virtuais... E depois aprender ucraniano ficaria bem mais fácil...

O fato é que uma de minhas técnicas desenvolvidas para juntar tudo numa coisa só era baixar uns videozinhos de desenhos em russo ou ucraniano para colocar na TV para voce assistir, dessa maneira a gente iria:
a-) aprender brincando e juntos
b-) como eu nao tenho tempo, nem disciplina, a gente assistiria a qualquer hora do dia ou da noite
c-) voce aprenderia junto comigo
d-) lentamente iriamos assimilando as palavrinhas básicas e também incentivaríamos sua mamae a ir aprendendo
e-) importante também para irmos assimilando e acostumando com a sonoridade e ritmo do idioma...
Bom, esses são os objetivos dessa técnica intuitiva... que ai no futuro nao sei se resultarão em alguma coisa... mas que quando a gente for ler isso junto, ja teremos uma resposta da funcionalidade dessa técnica... mas o que importa é que se não funcionar em nada, pelo menos a gente se divertiria junto, não perderíamos nada... 

Baixei um monte de videos em russo e em ucraniano... os que voce mais gosta, sao:
  • Tpo tpo (Trótro) que a gente diz Drodró
  • Tiny Love (Развивающий мультфильм)
  • Маша и Медведь (Macha e o Urso), esse eu que gosto, você não da muita bola!
  • Dos gatinhos (que não sei o nome)
  • Xotoboló, xoboló (Чарівний Горох)
  • Skulka MIcha (Сколько мишек - Quantos ursinhos)
Na verdade você até tem aprendido algumas coisinhas, xiriparra, skulka michac, babuska, triogunic, krujoc, krasni, priviet, xotobolo, e ainda outras mais...

Eu tambem acabei animando e to aprendendo devgarzinho o alfabeto cirilico, mas confesso a dificuldade!! 

Voce nasceu e já trouxe mais esse ânimo para o papai... torço de verdade para que eu aprenda esse idioma e essa cultura, que resgatemos essa raíz que você já traz em seu sangue)...

Nossa ideia é incentiva-lo a aprender as danças ucranianas dos grupos de jovens aqui da região, como Ivan Kupalo, Iasni Zorii ou mesmo o grande Vesselka...

Mas sem pressão ou obrigação, sem cobranças nenhuma meu piolinho... so para a gente se divertir mesmo... sempre com alegria e entusiasmo!!!

Um beijão e até o futuro sempre!!!


PS: Ahhh, já ia esquecendo de dizer... que quando falamos dessa ideia para outras pessoas, outros pais, outros descendentes de ucranianos... eles ficam muuuito felizes com a iniciativa, e parece que brilham os olhos imaginando que realmente pode vir a funcionar para ajudar no resgate da lindissima cultura ucraniana!!





Nenhum comentário:

Postar um comentário